Aprovação do governo de Lula melhora em nova pesquisa

Date: Jul 31, 2025
Image title: RIO DE JANEIRO, BRAZIL - NOVEMBER 16: President of Brazil Luis Inácio Lula Da Silva gestures during the closing ceremony of the G20 Social Summit at Pier Mauá on November 16, 2024 in Rio de Janeiro, Brazil. The G20 Social summit took place between November 14 and 16 ahead of The G20 Leaders' Summit, in Rio de Janeiro. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Image credit: Buda Mendes - Getty Images
Link: https://www.cartacapital.com.br/politica/pesquisa-poderdata-confirma-avanco-na-aprovacao-de-lula-apos-tarifaco/

Uma nova pesquisa realizada pelo instituto PoderData indicou uma melhora na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com os dados divulgados, 42% dos eleitores aprovam o trabalho de Lula, enquanto 53% desaprovam. Esses números representam uma diferença de 11 pontos percentuais, menor do que a registrada em maio. Antes do anúncio do tarifaço de Donald Trump, a diferença era de 17 pontos percentuais.


A pesquisa também revelou que houve uma melhora na avaliação pessoal do trabalho do presidente Lula, com um número maior de pessoas considerando sua atuação como "ótima" ou "boa". Apesar disso, a parcela de entrevistados que ainda avaliam de forma negativa o trabalho dele ainda é maior. A pesquisa do PoderData ouviu 2.500 pessoas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, no período de 26 a 28 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Essa pesquisa se junta a outros levantamentos — da AtlasIntel, da Quaest e do Ipespe — que também indicaram uma melhora na percepção do governo de Lula, após as medidas adotadas em resposta ao tarifaço de Trump. Apesar disso, o cenário geral continua sendo negativo para o governo. Ainda assim, a mudança positiva nos índices de aprovação mostra uma nova perspectiva para o cenário político brasileiro, no qual a opinião pública parece estar demonstrando um pouco mais de boa vontade em relação ao governo do ex-presidente.