Desemprego cai para 5,4% e registra menor nível da série histórica, aponta IBGE

Date: Nov 28, 2025
Image credit: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/desemprego-cai-a-54-e-atinge-menor-patamar-da-serie-historica-diz-ibge/

No trimestre encerrado em outubro, a taxa de desemprego no Brasil atingiu um recorde, chegando a 5,4%, conforme divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE nesta sexta-feira (28). Este número representa o menor patamar desde o início da série histórica em 2012, demonstrando um desempenho melhor do que as expectativas do mercado, que previam uma queda para 5,5%. A população desocupada no país também registrou sua menor quantidade, com 5,910 milhões de pessoas neste trimestre, representando uma diminuição de 3,4% em relação ao período anterior e uma queda de 11,8% em comparação com o ano anterior.


Enquanto a taxa de desemprego teve uma queda significativa, o número total de trabalhadores no Brasil permaneceu estável em 102,5 milhões, mantendo-se em um patamar recorde. Por outro lado, o nível de ocupação, que considera as pessoas ocupadas em relação à população em idade de trabalhar, ficou em 58,8%. Destaca-se ainda que o número de empregados com carteira assinada também atingiu um recorde, alcançando 39,182 milhões de trabalhadores.


Comparando com o mesmo período de 2024, a taxa de desemprego teve uma redução de 0,7 pontos percentuais, passando de 6,2% para 5,4%. A população desocupada registrou uma diminuição de 207 mil pessoas em relação ao trimestre anterior, totalizando 5,9 milhões de desempregados. Já em comparação com o ano anterior, houve uma redução de 788 mil desocupados. Quanto à população ocupada, houve um aumento de 926 mil pessoas em relação ao ano anterior, totalizando 102,6 milhões de trabalhadores no trimestre. O nível de ocupação se manteve estável em 58,8% em comparação com os períodos anteriores.