Onda de calor precede chegada do frio: mudança de tempo começa neste sábado

Date: Oct 17, 2025
Link: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/10/17/brasil-tem-sexta-feira-com-temperaturas-acima-dos-30c-mas-frente-fria-deve-mudar-o-tempo-no-fim-de-semana.ghtml

Alerta de Mudança de Tempo: Onda de Calor intenso atinge o Brasil nesta sexta-feira


Uma onda de calor intenso está prevista para atingir o Brasil nesta sexta-feira (17), com temperaturas acima dos 30 °C na maioria das capitais. O calor não se trata de um verão antecipado, mas sim de um fenômeno conhecido como pré-frontal, que provoca um rápido aumento nas temperaturas antes da passagem de uma frente fria. Este fenômeno causará uma queda brusca nas temperaturas a partir de sábado (18) no Sul do país, onde um novo sistema frontal avançará, provocando uma diminuição gradual nas temperaturas.


As altas temperaturas predominam em grande parte do Brasil hoje. Mais de 20 capitais deverão ter temperaturas superiores a 30 °C, com destaque para Cuiabá e Teresina, que podem marcar 37 °C, e Boa Vista e Palmas, com 36 °C. Em São Paulo, a máxima chega a 34 °C, enquanto em Belo Horizonte e Brasília são esperados 33 °C e 32 °C, respectivamente. No Norte, Manaus deverá registrar 35 °C, e Belém, 33 °C. A sensação de abafamento também atinge o Nordeste, com Fortaleza, Natal e João Pessoa em torno de 30 °C, e Salvador e Maceió não ultrapassando os 29 °C. As exceções estão no Sul, onde Porto Alegre e Florianópolis terão máximas mais amenas, de 24 °C e 25 °C, respectivamente.


Para o sábado (18), está prevista a formação de uma área de baixa pressão no litoral de São Paulo, originando uma nova frente fria. O sistema se alinhará a outro presente sobre o oceano, reorganizando o fluxo de ventos e levando as instabilidades para o Centro-Oeste e Sudeste. A chuva deverá diminuir no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas aumentar no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Durante o dia, as instabilidades devem atingir o sul de Goiás, o Triângulo Mineiro, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Já no domingo, as áreas de chuva se expandirão sobre o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por fim, na segunda-feira, a umidade chegará ao litoral da Bahia, Recôncavo e sul do estado, e também ao interior do Nordeste. Se a previsão se confirmar, áreas do Piauí, Pernambuco e Bahia devem receber chuvas após mais de quatro meses de estiagem.