Mapa permite comparar a extensão das enchentes de Porto Alegre com outras capitais

Date: May 9, 2024
Link: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/05/veja-como-seria-a-extensao-da-tragedia-de-porto-alegre-em-sao-paulo-e-outras-cidades.shtml



Uma inundação sem precedentes no Rio Grande do Sul tem afetado a vida de milhares de pessoas, deixando-as sem moradia. A Região Metropolitana de Porto Alegre tem sido um dos principais focos dessa tragédia, devido à cheia do lago Guaíba. No último domingo (5), o nível do lago atingiu a marca histórica de 5,32 metros. No entanto, nesta quinta-feira (9), o nível da água caiu para 5,04 metros, ainda muito acima da cota de inundação estabelecida em 3 metros.


Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mostra a extensão da área afetada pela enchente.

Além disso, a iniciativa de um grupo de arquitetos dos escritórios Urbideia e Versa, possibilita comparar a área afetada de Porto Alegre com outras. A iniciativa possbilita que os brasileiros que não conhecem a capital gaúcha tenham uma ideia da dimensão dessa tragédia. É importante ressaltar que essa sobreposição considera apenas a extensão territorial e não leva em conta a topografia ou a densidade populacional.


Ao comparar o centro de Porto Alegre com o distrito do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, quase toda a região central expandida da capital paulista fica submersa. Bairros como Butantã, Pinheiros, Santa Cecília, Itaim Bibi e Tatuapé são afetados. Os municípios de Osasco, Barueri, Jandira, Itu e São Roque também sofrem com a inundação.


Ao sobrepor o centro de Porto Alegre na área da baía de Guanabara, parte expressiva da zona sul, zona norte e do centro do Rio de Janeiro são atingidos pela cheia, que se estende até Seropédica. Niterói e Duque de Caxias também estão fortemente alagadas.


No mapa comparativo, o Plano Piloto de Brasília fica totalmente submerso, assim como parte de Guará, Ceilândia, Planaltina e cidades vizinhas ao Distrito Federal.


O que seria o centro de Porto Alegre se fosse sobreposto ao bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza, causa uma inundação quase total na cidade. Além disso, os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Maracanaú, Itaitinga e Pacajus também são fortemente atingidos.


No norte do país, a maior cidade da região, que é a sétima maior do Brasil, aparece praticamente coberta pela água quando o que seria o centro de Porto Alegre é sobreposto ao encontro das águas do rio Negro com o Solimões. O aeroporto e o Teatro Amazonas também estão em áreas afetadas pela cheia.


Essa inundação histórica tem causado grandes danos e desalojado milhares de pessoas. As autoridades locais e organizações como o IPH/UFRGS têm atuado na previsão e monitoramento dessa calamidade, buscando minimizar os impactos e auxiliar os afetados por essa tragédia socioclimática.