|
A Prefeitura de São Paulo, através do Procon Paulistano, emitiu notificações para as empresas de aplicativo Uber e 99, solicitando esclarecimentos sobre os possíveis aumentos nos preços das corridas de carro neste mês de dezembro na capital paulista. Segundo informações do g1, usuários têm se queixado de que os valores quase triplicaram durante este período.
Conforme gestão de Ricardo Nunes (MDB), a imposição de preços desproporcionais, sem justificativa técnica ou econômica clara, pode configurar prática abusiva por parte dessas empresas em São Paulo. O Procon Paulistano, ligado à Secretaria Municipal de Justiça da cidade, ressaltou que tais condutas podem violar os princípios da transparência, modicidade tarifária e adequada prestação de serviços, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
As empresas notificadas, Uber e 99, têm até dez dias corridos para apresentar esclarecimentos sobre os possíveis aumentos nos preços das corridas de carro. O não atendimento à notificação no prazo estabelecido poderá acarretar em medidas administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, como aplicação de multa, suspensão temporária da atividade, entre outras penalidades cabíveis, informou a secretaria em comunicado.
Segundo relatos de usuários, os valores das corridas aumentaram significativamente com a chegada de dezembro em São Paulo, podendo triplicar de preço em determinados horários. A reclamação generalizada nas redes sociais levou à notificação das empresas, com diversos relatos de passageiros que optaram pelo transporte público devido aos altos valores cobrados nos aplicativos. Inclusive, houve casos de usuários que notaram aumentos expressivos nos preços de corridas em diferentes regiões da cidade. |