Ciclone extratropical gera alertas de temporal no Sul, Sudeste e Centro-Oeste até Sexta-feira

Date: Feb 4, 2026
Image title: Ciclone extratropical gera alertas de temporal no Sul, Sudeste e Centro-Oeste até Sexta-feira
Image credit: Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Link: https://exame.com/brasil/ciclone-mantem-tempo-instavel-no-brasil-e-inmet-alerta-para-temporal/

A quarta-feira (4) avança com atenção redobrada no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, onde a previsão indica chuva em diferentes momentos do dia e chance de episódios mais intensos, sobretudo entre a tarde e a noite. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém avisos de perigo válidos até sexta-feira (5) para essas áreas.


Segundo César Soares, meteorologista da Climatempo, a tendência de continuidade do tempo instável está associada à formação de um novo ciclone extratropical. O sistema, caracterizado por baixa pressão e organização em vários níveis da atmosfera, favorece a presença de nuvens carregadas e ventos fortes, com impacto que varia conforme a intensidade e a proximidade do continente.


Os avisos do Inmet apontam risco de acumulados expressivos em curto intervalo, além de rajadas de vento e descargas elétricas. Em locais mais vulneráveis, os volumes podem alcançar 130 mm, aumentando a possibilidade de enxurradas e deslizamentos, além de transtornos pontuais, como alagamentos e interrupções no fornecimento de energia.


No Sudeste, a instabilidade se espalha por áreas de São Paulo (SP), incluindo interior, capital e litoral, além do Triângulo Mineiro, da Zona da Mata e do sul de Minas Gerais (MG), e por partes do Espírito Santo (ES). No Rio de Janeiro (RJ), a chuva aparece de forma recorrente, com breves intervalos de melhora e retomada das pancadas principalmente no fim do dia. A Região Serrana é citada como uma das áreas mais sensíveis, e César Soares avalia: " A Região Serrana é uma região, do ponto de vista geológico, que acaba trazendo no seu relevo uma condição favorável à formação de muitas nuvens carregadas pontualmente. E, nesse processo a gente tem previsão para muita chuva", analisa César Soares.


As temperaturas desta quarta-feira (4) variam entre capitais e estados. Em São Paulo (SP), a previsão vai de 20°C a 26°C. No Rio de Janeiro (RJ), os termômetros oscilam de 24°C a 34°C. Belo Horizonte (MG) deve registrar entre 18°C e 27°C, enquanto Vitória (ES) fica entre 23°C e 34°C.


No Centro-Oeste, a chuva é esperada em Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), com tendência de intensificação entre o fim da manhã e a tarde. Há possibilidade de temporais com ventos fortes, principalmente no norte de Mato Grosso do Sul e em áreas de Goiás. Campo Grande (MS) pode ter precipitação desde as primeiras horas do dia; em Cuiabá (MT), a projeção concentra as pancadas mais fortes à tarde, alternando com períodos de sol e calor. Em Brasília (DF), a previsão é de 19°C a 28°C, com instabilidade ao longo do dia.