Atirador mata 4 em ataque a prédio comercial em Nova York

Date: Jul 29, 2025
Image title: NEW YORK, NEW YORK - JULY 28: Police work at the scene of a fatal shooting in midtown Manhattan on July 28, 2025 in New York City. An NYPD officer and at least three others were killed, with another seriously injured in the attack inside an office building, according to published reports. The 27-year-old suspect died of a self-inflicted gunshot wound to the head, the reports said. (Photo by Spencer Platt/Getty Images)
Image credit: Spencer Platt - 2025 Getty Images
Link: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/07/atirador-invade-predio-comercial-em-nova-york-mata-policial-e-deixa-feridos.shtml

Quatro pessoas foram vítimas de um tiroteio nesta segunda-feira (28) no edifício comercial localizado na Park Avenue, em Nova York. O incidente ocorreu em um prédio que abriga várias empresas financeiras, incluindo a Blackstone, a KPMG, e o Deutsche Bank, além de ser a sede da National Football League (NFL), principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. Segundo autoridades, o atirador, identificado como Shane Devon Tamura, 27 anos, natural de Las Vegas, também veio a óbito durante o ocorrido.


O criminoso, portando um fuzil e vestindo um colete à prova de balas, adentrou o edifício por volta das 18h locais (19h em Brasília) e começou a disparar, gerando pânico entre os presentes. Após trocar tiros com um policial, o atirador seguiu até o 33º andar do prédio, onde se escondeu e fez barricadas. O local, que é frequentado por diversas empresas do setor financeiro, foi rapidamente cercado por equipes policiais e unidades especializadas.


Entre as vítimas está um policial, no entanto, as autoridades ainda não divulgaram informações sobre as demais pessoas falecidas. As investigações para compreender a motivação por trás do crime e possíveis conexões do atirador com outras pessoas envolvidas já estão em andamento. A presença de agentes do FBI também foi solicitada para colaborar nas apurações.


O prefeito de Nova York, Eric Adams, confirmou que uma investigação sobre atirador ativo está em curso no centro da cidade, pedindo à população para manterem-se seguros e evitarem a região próxima à Park Avenue e East 51st Street. A governadora de NY, Kathy Hochul, fez o mesmo apelo, orientando as pessoas a se afastarem da área do incidente. A tragédia reacende o debate acerca da facilidade de acesso a armas de fogo nos Estados Unidos, em um cenário onde incidentes como esse são recorrentes.