Reféns do Hamas são libertadas em acordo de cessar-fogo com Israel

Date: Jan 25, 2025
Image title: TEL AVIV, ISRAEL - JANUARY 25: People react at Hostages square while watching live streaming of the release of hostages held in the Gaza Strip after Oct 7 deadly Hamas attack on January 25, 2025 in Tel Aviv, Israel. Today brings the release of four more Israeli hostages held by Hamas in Gaza, the second such exchange under the current ceasefire agreement that began one week ago. (Photo by Amir Levy/Getty Images)
Image credit: Amir Levy - 2025 Getty Images
Link: https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2025/01/quem-sao-as-quatro-refens-israelenses-libertadas-pelo-grupo-terrorista-hamas-cm6c5a36g000n0195sb4pidcy.html

Quatro reféns, todas militares israelenses, foram libertadas neste sábado (25) pelo grupo terrorista Hamas, como parte de mais um acordo de cessar-fogo com Israel. Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag haviam sido levadas pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, enquanto cumpriam o serviço militar na fronteira com a Faixa de Gaza.


As militares foram mantidas em cativeiro desde o dia 7 de outubro de 2023, sendo obrigadas a realizar tarefas como cozinhar, limpar e cuidar dos filhos de seus sequestradores. As experiências traumáticas vividas pelas jovens reféns foram divulgadas posteriormente em vídeos pelo Hamas.


As famílias das reféns se mobilizaram ativamente em pedidos de libertação e mantiveram a esperança durante o período em que as jovens estiveram sob o poder do grupo terrorista. Karina, que aos 19 anos sonhava em se tornar psicóloga, foi vista ferida em um vídeo, enquanto Daniella, uma musicista apaixonada, foi identificada em vídeos graças à roupa que vestia.


Naama, por sua vez, uma praticante de triatlo e envolvida em programas de diálogo entre jovens israelenses e palestinos desde a infância, chamou a atenção pelo rosto inchado em imagens divulgadas. Já Liri, a mais jovem entre as reféns, conseguiu passar mensagens aos familiares durante o cativeiro, demonstrando sua resiliência em meio à adversidade.


No momento, as reféns militares estão sendo transferidas de helicóptero para um hospital de Israel, onde receberão os primeiros cuidados. Em troca, foram libertados 200 prisioneiros palestinos. Entre eles, 121 cumpriam prisão perpétua e o mais jovem tem 16 anos. A libertação das quatro reféns representa um passo positivo no cenário de conflito entre Israel e o Hamas, ainda que as marcas deixadas pela experiência de cativeiro devam perdurar por um longo tempo. A esperança é que o acordo de cessar-fogo se mantenha firme, permitindo mais momentos de paz e cooperação na região.