Polícia Civil de São Paulo cumpre mandados em postos de combustíveis ligados ao PCC

Date: Oct 21, 2025
Image credit: PF/Divulgação
Link: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/10/21/operacao-da-policia-civil-cumpre-mandados-em-postos-de-combustiveis-suspeitos-de-ligacao-com-pcc-no-litoral-de-sp.ghtml

A Polícia Civil deflagrou a Operação Octanagem nesta terça-feira (21) para cumprir seis mandados de busca e apreensão em postos de combustíveis relacionados ao empresário Mohamad Hussein Mourad. Ele é apontado como principal suspeito de liderar a lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação atingiu cinco postos na Baixada Santista e um em Araraquara, no interior paulista.


A Operação Carbono Oculto revelou a infiltração do PCC na cadeia de produção e distribuição de combustíveis no Brasil. A Operação Octanagem visa atingir o lado "varejista" da organização criminosa, que permanece em funcionamento após a ação anterior. Ao todo, três postos em Praia Grande, dois em Santos e um em Araraquara foram alvos das buscas.


Os postos investigados possuem ligação com Pedro Furtado Gouveia e Luiz Ernesto Franco Monegatto, mencionados na Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal (foto), por suspeita de envolvimento com Mohamad Hussein Mourad. As investigações apontam que esses estabelecimentos estão associados a Himad, primo de Mohamad e descrito como um dos expoentes da organização criminosa.


A Operação Carbono Oculto, realizada em agosto, mobilizou cerca de 1,4 mil agentes para desmantelar um esquema criminoso no setor de combustíveis liderado por membros do PCC. O grupo é acusado de sonegar mais de R$ 7,6 bilhões em impostos. Ao todo, mais de 350 pessoas e empresas foram alvos da operação, com destaque para 15 sócios de ao menos 251 postos de combustíveis em quatros estados do país.