China anuncia isenção de visto de até 30 dias para brasileiros

Date: May 15, 2025
Image title: BEIJING, CHINA - MAY 13: Chinese President Xi Jinping speaks at the opening ceremony of the China-CELAC Forum ministerial meeting at The Great Hall of People on May 13, 2025 in Beijing, China. The summit includes its key Latin American trade partners in the region, and comes as Beijing and Washington work on defusing a trade war. (Photo by Florence Lo-Pool/Getty Images)
Image credit: Pool - 2025 Getty Images
Link: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2025/05/7147348-apos-forum-com-lula-china-isenta-brasileiros-de-visto-para-ate-30-dias.html

Na última sexta-feira, o governo chinês anunciou a isenção de visto para brasileiros e cidadãos de outros quatro países sul-americanos. A medida entrará em vigor a partir de 1º de junho e terá duração inicial de um ano. Além do Brasil, a isenção se aplica a Argentina, Chile, Peru e Uruguai.


A decisão foi anunciada durante o Fórum China-Celac, realizado em Pequim, pelo presidente chinês, Xi Jinping. O objetivo é facilitar as viagens transfronteiriças e fortalecer as relações entre a China e os países sul-americanos contemplados. A isenção de visto terá validade para viagens de até 30 dias, englobando diferentes finalidades como turismo, negócios, visitas familiares, intercâmbio e trânsito.


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, destacou que a China está comprometida com uma abertura de alto nível e pretende tomar mais medidas para facilitar o trânsito de estrangeiros. A isenção de visto é parte desse esforço, visando beneficiar os cidadãos brasileiros, argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios. O preço para a emissão de visto para a China é de R$ 475, conforme informado pelo site da Embaixada da China em Brasília.


Durante o fórum em Pequim, o presidente Xi Jinping ressaltou a importância das trocas amigáveis entre China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac). A presença do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no evento evidenciou a relevância das relações sino-brasileiras e sul-americanas. A isenção de visto é vista como um passo inicial, com planos de expandir a cobertura da política no futuro.