Prefeito de São Bernardo do Campo afastado por suspeita de corrupção

Date: Aug 14, 2025
Image credit: Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Link: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2025/08/pf-deflagra-operacao-estafeta-para-investigar-corrupcao-em-sao-bernardo-do-campo-sp

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo por um ano após operação da Polícia Federal realizada no dia 14 de agosto. A ação investiga um possível esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na prefeitura da cidade. Um empresário e um servidor foram presos durante a operação, chamada de Estafeta, que teve início após a polícia encontrar, no último mês de julho, R$ 14 milhões com um servidor suspeito de ser o operador financeiro do prefeito.


De acordo com a PF, a investigação revelou indícios de corrupção e pagamento de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção. Embora tenha sido solicitada a prisão do prefeito Marcelo Lima, a Justiça negou o pedido. No entanto, determinou o afastamento dele do cargo e o uso de tornozeleira eletrônica, além de proibi-lo de sair de casa à noite e nos fins de semana, de manter contato com os demais investigados e de sair da cidade sem autorização judicial.


Durante a Operação Estafeta, o empresário Edmilson Carvalho e o servidor público Antonio Rene da Silva foram presos em flagrante. A PF também apreendeu R$ 400 mil na casa do empresário e cumpriu mandado de prisão contra o servidor. A vice-prefeita Jessica Cormick, do Avante, assume o comando da cidade após o afastamento de Marcelo Lima.