Presidente Biden emite 'Declaração de Grande Desastre' para incêndio na Califórnia

Date: Jan 9, 2025
Image title: LOS ANGELES, CALIFORNIA - JANUARY 8: Flames from the Palisades Fire burns a home during a powerful windstorm on January 8, 2025 in the Pacific Palisades neighborhood of Los Angeles, California. The fast-moving wildfire is threatening homes in the coastal neighborhood amid intense Santa Ana Winds and dry conditions in Southern California. (Photo by Apu Gomes/Getty Images)
Image credit: Apu Gomes - 2025 Getty Images
Link: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/01/08/imagens-incendios-california-los-angeles.htm

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu uma Declaração Presidencial de Grande Desastre devido aos devastadores incêndios florestais que estão assolando a Califórnia. Os incêndios já vitimaram cinco pessoas e colocam em risco milhares de residências. Inicialmente reportadas duas mortes, o número subiu nas últimas horas, sem a divulgação das identidades ou causas das mortes. Autoridades relatam um "número significativo" de feridos, sem especificar a gravidade. Para auxiliar no combate às chamas, o governo federal enviou recursos como cinco aviões-tanque grandes, dez helicópteros e diversos veículos.


A medida de emergência tomada por Biden visa facilitar a resposta das autoridades locais no combate aos incêndios, possibilitando assistência financeira aos governos estaduais, tribais e locais. A declaração de emergência abaterá ao menos 75% do custo do governo da Califórnia no combate ao fogo. Mais de 13 mil residências estão em áreas sob risco de serem afetadas ou já foram destruídas pelas chamas, levando 32,5 mil pessoas a receberem ordens de evacuação em regiões como Pasadena, Altadena e Sierra Madre.


A qualidade do ar atingiu níveis alarmantes, com Pasadena registrando um risco à saúde avaliado em 260, em uma escala onde o máximo é 300 de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. A situação chegou a um ponto crítico em Los Angeles, onde os tanques de água se esgotaram devido aos esforços intensos para controlar os incêndios. Esta escassez levou as autoridades a pedirem que os moradores economizem água diante da gravidade da situação.


A madrugada desta quarta-feira (8) foi marcada por um incêndio em Hollywood Hills, local icônico de Los Angeles que abriga pontos turísticos famosos. Outro foco de fogo eclodiu em Studio City, próximo aos Estúdios da Universal Pictures, resultando em evacuações de moradores e turistas. Há relatos de tentativas de furto em casas evacuadas, bem como ordens de evacuação em áreas como Calabasas, Malibu, Topanga Canyon e Pacific Palisades. Até o momento, apenas 30% do incêndio de Lidia, que tomou 80 acres de terra, foi contido.