Ministro da Agricultura apoia pecuaristas contra o Carrefour

Date: Nov 22, 2024
Image credit: Joédson Alves/Agência Brasil
Link: https://www.moneytimes.com.br/caso-carrefour-crfb3-que-nao-se-forneca-carne-nem-para-o-mercado-desta-marca-aqui-no-brasil-diz-carlos-favaro-grds/

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestou apoio às entidades do setor produtivo que se posicionaram contra o Carrefour no Brasil. O posicionamento ocorre após a suspensão da compra de proteínas do Mercosul pelas unidades francesas do grupo varejista. Fávaro criticou a decisão da empresa afirmando que, se as carnes não servem aos franceses, também não devem ser fornecidas para os supermercados brasileiros da marca. O ministro endossou a atitude da indústria brasileira em não fornecer carne para o Carrefour no Brasil.


A resposta de Fávaro foi dada em um evento de comemoração de 10 anos da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em que ressaltou o apoio à postura das entidades do setor contrária ao comunicado do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard. O governo brasileiro também se pronunciou oficialmente por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que rejeitou qualquer tentativa de manchar a qualidade e segurança dos produtos brasileiros, bem como os compromissos ambientais do país.


Fávaro destacou o absurdo da empresa em afirmar que a decisão era apenas da matriz na França. O ministro elogiou a atitude da indústria brasileira em não fornecer carne para a marca no país, ressaltando a soberania e respeito à legislação nacional. A postura adotada pelas entidades e produtores de carne recebeu o apoio de Fávaro, que defendeu a atitude como uma demonstração de respeito à produção nacional.


A suspensão da compra de proteínas do Mercosul pelas unidades francesas do Carrefour desencadeou uma série de reações no setor, refletindo a importância da valorização da produção nacional e da qualidade dos produtos brasileiros. A postura firme do Ministro da Agricultura e Pecuária e das entidades do setor produtivo ressalta a necessidade de respeito à produção nacional e aos compromissos ambientais do Brasil.