Bolsonaro está estável após nova crise de soluços, diz boletim de hospital

Date: Dec 29, 2025
Image credit: Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Link: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/12/28/apos-solucos-a-noite-bolsonaro-esta-estavel-e-fara-novo-procedimento-medico-nesta-segunda-diz-boletim.ghtml

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece estável neste domingo (28), após enfrentar uma nova crise de soluços durante a noite. O boletim divulgado pelo Hospital DF Star, em Brasília, informou que Bolsonaro está sob cuidados pós-operatórios após passar por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral na última quinta-feira (25). Mesmo com a elevação da pressão arterial e a crise de soluços registradas, a equipe médica garante que o quadro clínico do ex-presidente está controlado no momento.


Para esta segunda-feira (29), está prevista a complementação do tratamento de Bolsonaro com o bloqueio do nervo frênico esquerdo, indicado para casos de soluços persistentes que não respondem aos medicamentos. No sábado (27), o ex-presidente já havia passado pelo bloqueio do nervo frênico do lado direito. O cardiologista Brasil Caiado afirmou que a decisão pelo procedimento foi tomada após uma crise intensa de soluços na sexta-feira, que prejudicou o sono de Bolsonaro, apesar da máxima utilização dos medicamentos disponíveis.


O radiologista intervencionista Mateus Saldanha informou que o procedimento foi bem-sucedido, com duração de cerca de uma hora. A expectativa é avaliar a resposta clínica de Bolsonaro antes de considerar outras alternativas terapêuticas. Segundo o cirurgião Cláudio Birolini, a previsão de internação é de cinco a sete dias, e após o procedimento da segunda-feira, Bolsonaro permanecerá em observação por pelo menos mais 48 horas, podendo receber alta hospitalar em seguida, caso não haja complicações. A fisioterapia para reabilitação, medidas de prevenção de trombose venosa e cuidados clínicos gerais estão entre os protocolos de cuidado que devem seguir.


Bolsonaro foi internado em 24 de dezembro e passou pela cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral no dia seguinte, após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, atendendo ao pedido da defesa do ex-presidente. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro utilizou suas redes sociais para informar sobre o novo procedimento programado para esta segunda-feira, destacando que a crise de soluços é uma das principais preocupações de saúde de Bolsonaro durante a internação.