Trump faz declaração racista sobre imigrantes em entrevista

Date: Oct 7, 2024
Image title: BUTLER, PENNSYLVANIA - OCTOBER 05: Republican presidential nominee, former President Donald Trump addresses a campaign rally at the Butler Farm Show grounds on October 05, 2024 in Butler, Pennsylvania. This is the first time that Trump has returned to Butler since he was injured during an attempted assassination on July 13. (Photo by Kevin Dietsch/Getty Images)
Image credit: Kevin Dietsch - 2024 Getty Images
Link: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/10/em-nova-fala-racista-trump-diz-que-imigrantes-levam-genes-ruins-aos-eua.shtml

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, gerou polêmica ao proferir declarações racistas sobre imigrantes, durante uma entrevista à rádio conservadora Hugh Hewitt. Trump afirmou que imigrantes estariam trazendo "muitos genes ruins" para o país, insinuando que muitos deles seriam assassinos e teriam predisposição genética para o crime.

Durante a entrevista, o ex-presidente também criticou a política migratória do Partido Democrata e de sua adversária, Kamala Harris, alegando que milhares de imigrantes que chegam aos Estados Unidos são criminosos, inclusive assassinos. Segundo Trump, essas pessoas estariam vivendo tranquilamente no país, apesar de terem cometido crimes graves.

A declaração de Trump gerou repúdio por parte de especialistas e do governo Biden. A campanha do ex-presidente se pronunciou em defesa das declarações, afirmando que Trump estava se referindo especificamente a assassinos, e não generalizando sobre todos os imigrantes. Por outro lado, a Casa Branca condenou veementemente as declarações, classificando-as como promotoras de ódio e inaceitáveis nos Estados Unidos.

Este não é o primeiro episódio em que Donald Trump é acusado de fazer declarações racistas e xenofóbicas. Em diversas ocasiões, o ex-presidente teve posicionamentos controversos em relação à imigração e minorias étnicas, o que tem gerado debates acalorados no país. Especialistas ressaltam que não há evidências que comprovem uma ligação entre imigração e criminalidade, desmistificando a retórica propagada por Trump e sua campanha.