Lula sinaliza acordo com Centrão para reduzir penas de condenados do 8/1

Date: Sep 17, 2025
Image title: BRASILIA, BRAZIL - AUGUST 25: President of Brazil, Lula Da Silva, welcomes President of Nigeria, Bola Tinubu, during an official visit to Brazil at Planalto Palace on August 25, 2025 in Brasilia, Brazil. (Photo by Ton Molina/Getty Images)
Image credit: Ton Molina - 2024 Getty Images
Link: https://www.estadao.com.br/politica/coluna-do-estadao/lula-diz-a-aliados-que-e-a-favor-de-anistia-light-com-reducao-de-penas-para-condenados-do-81/

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio a um possível acordo com o Centrão visando a redução das penas dos condenados do 8/1. De acordo com informações da Coluna do Estadão, Lula tem compartilhado essa posição com aliados recentemente, defendendo a medida sem que isso afete o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos bastidores, o petista argumenta em prol do acordo, citando sua própria experiência ao passar 580 dias na prisão e ressaltando a dificuldade desse período.


A opinião de Lula diverge da posição oficial do PT e de ministros do governo, que se mostram contrários a qualquer tipo de alívio para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado do 8/1. No entanto, o aval do ex-presidente aos bastidores abre caminho para que governistas defendam um meio-termo nas negociações internas no Congresso visando uma possível anistia. O Centrão, por sua vez, tem articulado a derrubada do requerimento de urgência para o texto que propõe um perdão amplo, geral e irrestrito, em troca da aprovação da PEC da Blindagem.


A proposta em discussão no Congresso poderia resultar na redução das penas apenas para os invasores dos prédios dos três Poderes, sem abranger Bolsonaro e outros condenados envolvidos no planejamento do golpe. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, demonstrou apoio a essa abordagem, indicando um possível consenso político em relação ao assunto. No entanto, a possível anistia "light" em discussão entre PT e Centrão tem causado divisões na base aliada, com alguns governistas demonstrando desconforto com a participação do PT na articulação do Centrão.


As negociações a respeito da anistia para os condenados do 8/1 ainda estão em andamento e podem influenciar o posicionamento político de diversas facções do governo e da oposição. O presidente Lula, ao expressar seu apoio a um acordo com o Centrão, acrescenta um novo elemento ao debate sobre o tema, demonstrando uma perspectiva de conciliação e possíveis caminhos para a resolução desse impasse político no Brasil.