Taxa de desemprego no Brasil atinge o menor nível da história

Date: Sep 20, 2024
Image title: LONDON - JULY 23: Workers at one of the 19 national pandemic flu service call centres in the country, answer calls from people concerned about swine flu, July 23, 2009 in London, England. Over 1500 people have been employed to man these call centres as concerns about swine flu increase. (Photo by Richard Pohle/WPA Pool/Getty Images)
Image credit: WPA Pool - 2009 Getty Images
Link: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/09/20/melhora-do-mercado-de-trabalho-aumenta-otimismo-na-busca-por-emprego.htm

A busca por empregos no Brasil ganha um novo fôlego com a redução da taxa de desemprego atingindo o menor nível da série histórica. De acordo com a última divulgação da Pnad Contínua do IBGE, a taxa de desemprego no mês de julho ficou em 6,8%, o que equivale a 7,4 milhões de pessoas buscando por colocação profissional, o menor valor desde 2012. Esse cenário é visto com entusiasmo tanto por profissionais quanto por especialistas do mercado de trabalho, que reconhecem que o momento é propício para quem procura uma nova oportunidade de trabalho.


Especialistas destacam que a redução da taxa de desemprego cria mais opções para os profissionais que buscam um novo emprego. Por outro lado, a concorrência ainda é um desafio para quem está em busca de uma nova colocação, especialmente para os recém-formados.


O cenário de melhora no mercado de trabalho traz consigo uma análise salarial, evidenciando que a remuneração paga aos profissionais contratados está cada vez mais próxima da remuneração dos desligados. Segundo dados do Caged, a proximidade entre os valores cria uma "pressão salarial", indicando um bom momento para o mercado de trabalho nacional. Isso também se reflete nas negociações salariais, onde os trabalhadores têm mais voz na busca por reajustes que reflitam a valorização de suas habilidades e experiências.


Com a taxa de desemprego atingindo o menor patamar da história, a luta por reajustes salariais ganha força no cenário atual do país. Os trabalhadores têm uma maior margem para comprovar seu valor e negociar melhores remunerações, com dados do Dieese mostrando que a maioria dos reajustes oferecidos vem superando a inflação, proporcionando ganhos reais aos profissionais. Contudo, torna-se notável também um aumento na proporção de reajustes que não repõem as perdas, refletindo um desafio a ser observado no mercado de trabalho.