Diretor do filme vencedor do Oscar, Sean Baker, é acusado de plágio

Date: Mar 6, 2025
Image title: HOLLYWOOD, CALIFORNIA - MARCH 02: Sean Baker accepts the Best Writing (Original Screenplay) award for "Anora" onstage during the 97th Annual Oscars at Dolby Theatre on March 02, 2025 in Hollywood, California. (Photo by Kevin Winter/Getty Images)
Image credit: Kevin Winter - 2025 Getty Images
Link: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/03/06/serie-de-posts-acusa-diretor-de-anora-de-ter-plagiado-projeto-escrito-por-uma-mulher-em-2016.ghtml

O diretor premiado do Oscar, Sean Baker, está sendo acusado de plágio por uma série de publicações na rede social Bluesky. Emily Warfield, em suas postagens, afirma que Baker teria plagiado uma produção de 2016 para seu filme "Anora", que conquistou cinco estatuetas no último domingo, incluindo melhor filme, atriz (Mikey Madison), roteiro original, montagem e direção. Warfield alega que o longa estrelado por Mikey Madison se apropriou de personagens, cenário e temas de um projeto chamado "The skill set", idealizado por Alana Massey e que não foi completamente produzido devido à falta de recursos.


Segundo as publicações, Warfield teria participado da fase inicial do projeto "The skill set", chegando inclusive a gravar um piloto para a captação de recursos. Ela afirma ter compartilhado o projeto com Sean Baker em 2016, solicitando seu conselho, e acusa o diretor de ter se apropriado indevidamente do trabalho das trabalhadoras do sexo envolvidas na produção original. Apesar de Alana Massey ainda não confirmar publicamente as acusações feitas por Warfield, as postagens geraram repercussão na mídia e nas redes sociais.


Cheyenne Picardo, diretora do teaser do projeto original, também se manifestou sobre o caso no Bluesky. Ela destacou a importância de reconhecer o trabalho e esforço daqueles que contribuíram para a criação do projeto "The skill set". Além disso, Picardo ressaltou a comunicação direta entre Alana Massey e Sean Baker sobre questões relacionadas ao tema do trabalho sexual e sua representação, o que aumenta as suspeitas de plágio levantadas por Warfield. Picardo mencionou o choque da comunidade cinematográfica diante das alegações, considerando a reputação positiva de Baker em relação a ajudar outros diretores.


Até o momento, nem Sean Baker nem os produtores de "Anora" se manifestaram publicamente sobre as acusações de plágio. O caso segue em repercussão nas redes sociais, levantando debates sobre a originalidade e ética na indústria cinematográfica, especialmente em relação à apropriação de projetos artísticos e criativos.