Escândalo de corrupção atinge governo argentino e abala base de apoio do presidente Milei

Date: Sep 1, 2025
Image title: BUENOS AIRES, ARGENTINA - JULY 26: (L-R) President of the Rural Society Nicolas Pino, President of Argentina Javier Milei, Minister of Economy Luis Caputo and General Secretary of Presidency Karina Milei smile during a visit to the 137th Expo Rural at La Rural Exhibition and Conference Centre on July 26, 2025 in Buenos Aires, Argentina. (Photo by Tomas Cuesta/Getty Images)
Image credit: Tomas Cuesta - 2025 Getty Images
Link: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/escandalo-de-corrupcao-desgasta-imagem-de-milei-antes-de-eleicoes-na-argentina-1.1643291

O presidente argentino Javier Milei está enfrentando uma crise política agravada por um escândalo de corrupção envolvendo sua irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei (foto). A denúncia veio à tona com o vazamento de áudios atribuídos a Diego Spagnuolo, ex-diretor da Agência Nacional de Deficiência, alegando que Karina teria recebido propina em um esquema de corrupção relacionado à compra de medicamentos para o Estado. O presidente Milei negou as acusações, qualificando-as como uma conspiração da elite. Até o momento, Karina não se pronunciou publicamente sobre o assunto.


O escândalo acontece em um momento de fragilidade política para o governo de Milei, com sua base de apoio no Congresso enfraquecida e conflitos internos, incluindo o rompimento com a vice-presidente Victoria Villarruel. Isso tem prejudicado a capacidade do presidente de aprovar projetos e tem resultado em derrotas legislativas. Com as eleições legislativas se aproximando, a governabilidade de Milei pode ser ainda mais comprometida.


A repercussão do caso já afetou a aprovação do presidente, com uma queda de 13,6% em agosto, de acordo com o Índice de Confiança no Governo da Universidad Torcuato di Tella. Recentemente, a comitiva de Milei enfrentou apedrejamento durante um evento de campanha, e sua irmã precisou ser retirada rapidamente de outro compromisso. Embora outros fatores possam ter contribuído para a queda, especialistas apontam que o escândalo dos medicamentos foi um fator determinante para aumentar o descontentamento popular e refletir na aprovação de Milei.