Apagão afeta Portugal, Espanha e Itália

Date: Apr 28, 2025
Image title: PEMBROKE PINES, FLORIDA - MAY 16: High voltage power lines run along the electrical power grid on May 16, 2024, in Pembroke Pines, Florida. The grid is strained by increasing demand from electricity-hungry data centers and electric vehicles, disruptions due to severe weather events, and more. The Federal Energy Regulatory Commission recently issued a sweeping reform to transmission grid planning in an effort to improve the nation's aging power grid. (Photo by Joe Raedle/Getty Images)
Image credit: Joe Raedle - Getty Images
Link: https://www.metropoles.com/mundo/apagao-deixa-portugal-e-espanha-sem-energia-e-sinal-de-celular

Várias regiões de Portugal, Espanha e Itália enfrentaram um grande apagão no início desta segunda-feira. O incidente deixou moradores sem energia elétrica, prejudicou a comunicação via celular e causou a paralisação de aeroportos e meios de transporte terrestre. Diversas cidades em Portugal e Espanha foram afetadas, incluindo Lisboa, Madrid e Barcelona.


Na Espanha, a situação afetou significativamente a operação dos transportes públicos, resultando na paralisação de aeroportos e metrôs nas principais cidades. O Aeroporto de Barajas, em Madri, continua sem energia, enquanto o metrô de Valência suspendeu temporariamente seus serviços. O incidente também impactou cidades como Sevilha, Barcelona e Pamplona.


A Red Eléctrica, empresa responsável pelo fornecimento de energia na Espanha, está trabalhando para restabelecer o serviço, mobilizando todos os recursos necessários para solucionar a interrupção. A empresa afirmou que está analisando as causas do apagão, e que os planos de recuperação já foram acionados em colaboração com outras empresas do setor.


Segundo relatos, a falta de luz também pode ter afetado a rede de energia na França, embora em menor escala se comparado aos impactos em Espanha e Portugal. O Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha está investigando se o apagão foi resultado de um ciberataque, conforme reportagem do jornal El País.


As consequências do apagão se estenderam para além da falta de energia, afetando o transporte público e a circulação nas principais cidades. Em Madri, trechos do metrô foram esvaziados, e congestionamentos foram relatados devido à paralisação dos semáforos.