Bahia confirma primeira morte suspeita por intoxicação por metanol

Date: Oct 3, 2025
Image title: SANTA ROSA, CA - FEBRUARY 07: A Russian River Brewing Company customer takes a sip of the newly released Pliny the Younger triple IPA beer on February 7, 2014 in Santa Rosa, California. Hundreds of people lined up hours before the opening of Russian River Brewing Co. to taste the 10th annual release of the wildly popular Pliny the Younger triple IPA beer that will only be available on tap from February 7th through February 20th. Craft beer aficionados rank Pliny the Younger as one of the top beers in the world. The craft beer sector of the beverage industry has grown from being a niche market into a fast growing 12 billion dollar business, as global breweries continue to purchase smaller regional craft breweries such this week's purchase of New York's Blue Point Brewing by AB Inbev. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)
Image credit: Justin Sullivan - 2014 Getty Images
Link: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/10/03/bahia-registra-primeira-morte-suspeita-de-intoxicacao-por-metanol.ghtml

A Bahia confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de morte suspeita por intoxicação causada por metanol. O ocorrido foi registrado na cidade de Feira de Santana, onde um homem de 56 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Queimadinha e veio a óbito na madrugada. Um laudo deverá ser divulgado em até sete dias para esclarecer o que levou à morte do paciente.

Autoridades de saúde afirmaram que o caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública do Estado. A Secretaria de Saúde da Bahia ressaltou a importância da integração das ações de monitoramento e investigação para esclarecer a suspeita de intoxicação por metanol.

Os casos de intoxicação por metanol têm sido uma preocupação crescente no estado de São Paulo, com 41 casos em investigação, seis mortes suspeitas e 11 casos confirmados. Além disso, há investigações em andamento em Pernambuco e Brasília, sinalizando um possível cenário mais amplo de contaminação por metanol em diferentes regiões do país.

Esse alerta reflete a importância de ações preventivas e de monitoramento por parte das autoridades de saúde para identificar e investigar possíveis casos de intoxicação por substâncias nocivas como o metanol. A população deve estar atenta a sintomas e buscar atendimento médico imediato em caso de suspeita de intoxicação, a fim de evitar complicações e garantir um tratamento adequado.