Trump anuncia nova taxa de 100 mil dólares para vistos de trabalho H-1B

Date: Sep 20, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - JANUARY 20: President Donald Trump signs executive orders in the Oval Office of the White House on January 20, 2025 in Washington, DC. Trump takes office for his second term as the 47th president of the United States. (Photo by Anna Moneymaker/Getty Images)
Link: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2025/09/7252620-trump-eleva-para-mais-de-rs-500-mil-taxa-do-visto-para-trabalhadores-especializados.html

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta sexta-feira (19) que uma taxa de 100 mil dólares será implementada para os vistos de trabalho H-1B, que são destinados a trabalhadores estrangeiros com qualificações específicas. Os vistos H-1B são amplamente utilizados no setor tecnológico e permitem que profissionais como cientistas, engenheiros e programadores de informática trabalhem nos Estados Unidos.


Os vistos H-1B têm validade inicial de três anos, podendo ser prorrogados por até seis anos para estrangeiros patrocinados por empregadores. Donald Trump, desde o seu primeiro mandato, manifestou interesse em restringir a emissão desses vistos com o objetivo de priorizar os trabalhadores americanos. O aumento significativo no número de solicitações de vistos H-1B ao longo dos anos atingiu seu auge em 2022, durante o mandato do ex-presidente Joe Biden.


Durante o primeiro mandato de Trump, em 2018, foi registrado o pico de recusas de vistos H-1B. Em contrapartida, em 2024, aproximadamente 400 mil vistos H-1B foram aprovados nos Estados Unidos, sendo que dois terços desses foram renovações. No entanto, três quartos dos solicitantes aprovados para o visto H-1B são provenientes da Índia. Esse novo anúncio se junta a uma série de medidas anti-imigração adotadas pelo governo do presidente dos EUA, que incluem deportações em massa de imigrantes em situação irregular.