Em cúpula com Putin e Modi, Xi Jinping sugere China como liderança global alternativa

Date: Sep 1, 2025
Image title: TIANJIN, CHINA - SEPTEMBER 01: Indian Prime Minister Narendra Modi talks with Russian President Vladimir Putin(L) and Chinese President Xi jinping ahead of the Shanghai Cooperation Organization (SCO) Summit 2025 at the Meijiang Convention and Exhibition Centre on September 1, 2025 in Tianjin, China. (Photo by Suo Takekuma - Pool/Getty Images)
Image credit: Pool - 2025 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ao-lado-de-putin-xi-jinping-apresenta-china-como-lider-global-alternativa/

O líder chinês, Xi Jinping, reforçou o compromisso de seu país com a estabilidade econômica global ao prometer 2 bilhões de yuans (US$ 280 milhões) em subsídios aos estados-membros da Organização para Cooperação de Xangai (OCX). Durante a cúpula de dois dias realizada em Tianjin, Xi apresentou a proposta de criação de um Banco de Desenvolvimento da OCS para fortalecer a segurança e a cooperação econômica dentro do bloco.


Em seu discurso, Xi Jinping destacou a importância de se opor ao "hegemonismo", à "mentalidade da Guerra Fria" e às "práticas de intimidação". Em um momento em que os Estados Unidos travam uma guerra tarifária global e reduzem a ajuda externa, o líder chinês propôs uma Iniciativa de Governança Global para promover um sistema mais justo e racional entre os países.


Além dos subsídios à OCX, Xi Jinping anunciou a intenção de criar um banco de desenvolvimento para oferecer apoio econômico e de segurança aos países-membros. Com um total de 26 países participantes e uma economia agregada de quase US$ 30 trilhões, a OCX se tornou a maior entidade regional do mundo, destacando seu potencial para influenciar a estabilidade e o crescimento global.


O presidente chinês enfatizou a necessidade de alinhar melhor as estratégias de desenvolvimento, priorizando a integração econômica e a defesa da ordem multipolar. Xi Jinping ressaltou a importância de explorar os pontos fortes dos mercados de grande porte dos países-membros e intensificar a complementaridade econômica por meio de iniciativas como a Iniciativa Cinturão e Rota.


Além disso, Xi Jinping propôs uma reforma na OCX para fortalecer recursos e capacitação, visando aprimorar os mecanismos organizacionais, a tomada de decisões e a eficiência das ações dentro da entidade. O líder chinês anunciou a criação de um centro para ameaças à segurança e outro para o combate ao tráfico de drogas, reforçando a estrutura de segurança da OCX.