Alerta de frio: massa polar chega nesta segunda e baixa temperaturas no Brasil

Date: Jun 30, 2025
Image title: RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 04: People are bundled up against the cold on Ipanema beach in the midst of a winter cold front on August 4, 2017 in Rio de Janeiro, Brazil. Temperatures were expected to drop to as low as 57 degrees in Rio state along with winds up to 55 mph. Brazil and much of South America are currently in the winter season. (Photo by Mario Tama/Getty Images)
Image credit: Mario Tama - 2017 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/06/30/nova-onda-de-frio-comeca-nesta-segunda-sul-deve-registrar-temperaturas-negativas.ghtml

Uma nova onda de frio está atingindo o Brasil nesta semana, oriunda de uma frente fria que se formou no Sul do país no domingo. A previsão é de que o fenômeno permaneça até sexta-feira, provocando uma queda significativa nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul, parte do Centro-Oeste e áreas do Norte do país.


No Sudeste, a frente fria não deve provocar mudanças significativas no clima. Em São Paulo, por exemplo, as temperaturas terão uma ligeira queda durante as madrugadas, porém sem configurar uma onda de frio. A previsão aponta dias frios, nublados e com possibilidade de chuva na capital paulista ao longo da semana.


No Sul do país, as temperaturas despencarão nas primeiras horas desta segunda-feira. Entre terça e quinta-feira, as madrugadas serão ainda mais frias, podendo registrar mínimas próximas de 0°C, com chances de geada nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba amanhecerão com temperaturas baixas ao longo da semana.


No Centro-Oeste, o frio será mais intenso, especialmente em Mato Grosso do Sul e na faixa oeste de Mato Grosso. Cidades como Campo Grande e Cuiabá terão manhãs frias e tardes amenas, com céu limpo e pouca nebulosidade, sendo que a região continuará sob o padrão típico de inverno seco.


No Paraná, há previsão de temporais no início da semana, principalmente no centro-leste do estado, incluindo Curitiba. Em Santa Catarina, pancadas intensas de chuva são esperadas no norte do estado e no Vale do Itajaí, mantendo o tempo nublado. Já no Rio Grande do Sul, embora a chuva esteja perdendo força, a instabilidade persiste, com possibilidade de instabilidade na quinta-feira.


Em todas essas regiões, a combinação de temperaturas baixas, céu encoberto e alta umidade reforçará a sensação de frio até o final da semana. E, apesar da diminuição da intensidade das chuvas no Rio Grande do Sul, a temperatura cairá devido à chegada de uma massa de ar polar.