Se poupando, Alison dos Santos avança às semis dos 400m com barreiras

Date: Aug 5, 2024
Image title: PARIS, FRANCE - AUGUST 05: Alison Dos Santos of Team Brazil reacts during the Men's 400m Hurdles Round 1 on day ten of the Olympic Games Paris 2024 at Stade de France on August 05, 2024 in Paris, France. (Photo by Christian Petersen/Getty Images)
Image credit: Christian Petersen - 2024 Getty Images
Link: https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2024/08/05/piu-atletismo-olimpiadas-400m-com-barreiras.htm

Alison dos Santos, o Piu, estreou na manhã desta segunda-feira (5) nas Olimpíadas de Paris. Na bateria dos 400 metros com barreiras, disputada no Stade de France, o brasileiro terminou o percurso com o tempo de 48s75, garantindo o terceiro lugar. A vitória na bateria ficou com o estoniano Rasmus Magi, que registrou a marca de 48s62. Alison explicou que a intenção era apenas fazer o necessário para passar de fase, economizando energia para se concentrar na final.


O brasileiro liderou com folga boa parte da disputa, porém, diminuiu o ritmo, permitindo que Magi o ultrapassasse. O americano CJ Allen também chegou à frente de Alison, garantindo a segunda posição. Agora, Alison irá competir nas semifinais ao lado de seu compatriota Matheus Lima, no dia 7 de agosto, às 14h35, horário de Brasília. Caso avancem, a final dos 400m com barreiras está prevista para o dia 9 de agosto, às 16h45.


Alison dos Santos conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e atualmente é considerado o terceiro melhor atleta do mundo nessa modalidade. Ele venceu quatro etapas da Diamond League neste ciclo olímpico, sendo campeão em 2022. A bateria dos 400m com barreiras em Tóquio foi a mais rápida da história, com os três medalhistas estabelecendo recordes continentais nas Américas e no mundo.


O atleta expressou sua emoção ao vivenciar a atmosfera dos Jogos Olímpicos e destacou a importância de não apenas assistir, mas também fazer parte da história. Alison está motivado para as próximas fases da competição, buscando correr mais rápido e aproveitar cada momento. Com seu tempo, Piu se classificou para as semifinais com o décimo terceiro melhor tempo.


O norueguês Karsten Warholm, atual recordista mundial e olímpico, foi o mais rápido na qualificatória com o tempo de 47s57.