Sem intercorrências, Lula deixa hospital em São Paulo após procedimentos |
| Date: Apr 24, 2026 |
![]() |
| Image title: Sem intercorrências, Lula deixa hospital em São Paulo após procedimentos |
| Image credit: Foto: Ricardo Stuckert / PR |
| Link: https://cbn.globo.com/politica/noticia/2026/04/24/procedimentos-de-lula-sao-concluidos-sem-intercorrencias.ghtml |
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por dois procedimentos médicos nesta sexta-feira (24) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e deixou a unidade por volta das 11h, de acordo com a assessoria de imprensa. Pela manhã, Lula chegou ao hospital às 7h10 acompanhado da primeira-dama, Janja. A equipe médica informou que foi feita a retirada de um carcinoma basocelular no couro cabeludo, além de uma infiltração no punho para tratar uma tendinite no polegar da mão direita. Segundo o médico Roberto Kalil Filho, não houve complicações nas intervenções. Ele afirmou: " É uma lesão localizada, não espalha para nenhum lugar. O máximo que pode acontecer é ficarem aparecendo pequenas feridas. Ele já estava acompanhando há algum tempo. Resolveu tirar. Isso não implica mau prognóstico. É acompanhamento". Sobre a conduta adotada, declarou: " Quando cresce, a gente precisa retirar, porque senão continua crescendo, não cicatriza, sangra. É uma lesão localizada e a conduta é a remoção". Por precaução, foi realizada uma biópsia, com resultado previsto para os próximos dias. Kalil também disse: " Por coerência, grandes eventos vamos evitar nos próximos dias, mas nada que prejudique a agenda da semana que vem". A estimativa apresentada é de cicatrização total em um mês. Em relação à infiltração, o médico relatou uma pequena inflamação no local e indicou que não deverá haver restrição de movimento. Lula havia chegado a São Paulo por volta das 20h20 de quinta-feira. Compromissos oficiais previstos para esta sexta-feira em Presidente Prudente (SP) e Andradina (SP) foram remarcados para segunda-feira (27). Há expectativa de participação em um congresso do Partido dos Trabalhadores no domingo em Brasília. Boletim médico assinado por Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis apontou retorno às atividades habituais na segunda-feira e acompanhamento médico. O texto também menciona que, em fevereiro, Lula passou por cauterização para tratar uma queratose. |