Bolsonaro se ausenta de abertura do julgamento do STF

Date: Sep 1, 2025
Image title: BRASILIA, BRAZIL - JUNE 10: Former President of Brazil Jair Bolsonaro looks on during a break from interrogation at the Federal Supreme Court building on June 10, 2025 in Brasilia, Brazil. Bolsonaro is accused of leading an attempted coup against the current President of Brazil Lula Da Silva. (Photo by Arthur Menescal/Getty Images)
Image credit: Arthur Menescal - 2025 Getty Images
Link: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/09/bolsonaro-nao-vai-a-julgamento-da-trama-golpista-no-stf.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=wppcfolha

O ex-presidente Jair Bolsonaro não esteve presente na abertura do julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (2), por questões de saúde. Sofrendo com crises de soluço que, às vezes, resultam em vômitos, Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto. Sua situação de saúde o levou a sair de casa apenas no último dia 16 para realizar exames médicos. Os boletins médicos revelam que ele segue em tratamento para hipertensão arterial, refluxo e tomando precauções contra broncoaspiração.


Segundo relatos de aliados, Bolsonaro não se encontra bem fisicamente e tampouco psicologicamente. A senadora Damares Alves esteve com o ex-presidente nesta segunda-feira por aproximadamente duas horas e declarou que ele está sereno, porém sofrendo com intensos soluços. Durante o encontro, houve conversas, uma oração realizada por Damares com Bolsonaro e sua esposa Michelle, além de um lanche com bolo.


Durante as últimas semanas, Bolsonaro discutiu com aliados a possibilidade de estar presente pessoalmente no julgamento. Contudo, sua condição de saúde tem sido apontada como um obstáculo para essa participação. A intenção do ex-presidente seria mostrar força e evitar a ideia de estar acuado perante seus julgadores. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a saúde de Bolsonaro é preocupante e ressaltou que se não estivesse em prisão domiciliar, sua condição de saúde seria melhor.


O Supremo Tribunal Federal agendou o início do julgamento para esta terça-feira, com previsão de conclusão até o dia 12. A proposta era que Bolsonaro estivesse presente no primeiro e no último dia do julgamento. Como está em prisão domiciliar, ele precisa solicitar autorização ao ministro relator Alexandre de Moraes para comparecer ao tribunal, de acordo com o Código de Processo Penal.