Governo Lula exonera aliados do Centrão após derrota em votação na Câmara

Date: Oct 14, 2025
Image credit: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Link: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/10/13/em-resposta-a-congresso-lula-exonera-aliados-de-ciro-nogueira-e-kassab-mas-preserva-indicacao-de-lira.ghtml

O governo do presidente Lula iniciou uma série de exonerações de indicações do Centrão em cargos de segundo escalão, após sofrer uma derrota na Câmara com a derrubada da medida provisória que substituiria o aumento do IOF. As demissões atingem aliados do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e de deputados do PSD, presidido por Gilberto Kassab, além de nomes do União Brasil e do MDB.

Entre os exonerados, estão Lena Carolina Brandão, da superintendência do Iphan no Maranhão, e Harley Xavier Nascimento, indicado como superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa. Nos últimos dias, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, sugeriu um "pente-fino" a Lula, que autorizou as represálias.

Nomes ligados a Ciro Nogueira (PI) e ao PL foram exonerados da Caixa, assim como integrantes do MDB e do Ministério da Agricultura perderam seus cargos. A falta de comunicação formal do Planalto com o PSD sobre as exonerações tem causado incômodo na bancada, que costuma apoiar o governo.

Apesar das retaliações, o governo mantém a possibilidade de realinhamento de posicionamento dos exonerados. Parlamentares consideram que a votação da medida provisória na Câmara serviu como um termômetro para avaliar a lealdade ao governo, em um contexto que envolve não apenas a governabilidade no Congresso, mas também projeções para as eleições de 2026.