Médico do Flamengo diz que De la Cruz tem "lesão crônica e irreparável"

Date: Jul 22, 2025
Image title: RIO DE JANEIRO, BRAZIL - APRIL 27: Nicolás de la Cruz of Flamengo reacts during the match between Flamengo and Corinthians as part of Brasileirao 2025 at Maracana Stadium on April 27, 2025 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Image credit: Buda Mendes - 2025 Getty Images
Link: https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-carioca/flamengo/medico-do-flamengo-diz-em-grupo-que-lesao-de-de-la-cruz-e-irreparavel

O volante uruguaio Nicolás De La Cruz tem enfrentado dificuldades físicas que o mantêm fora dos jogos do Flamengo. Ausente do clássico contra o Fluminense no último domingo (20), De La Cruz novamente não estará disponível para a partida desta quarta-feira (23) contra o RB Bragantino, pelo Brasileirão. O jogador, que tem histórico de lesões, foi diagnosticado com uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, além de outra lesão no joelho esquerdo, conforme relatado pelo Dr. José Luiz Runco, chefe do departamento médico do Flamengo.


Em mensagem enviada a um grupo de WhatsApp formado por conselheiros, sócios, dirigentes e ex-dirigentes do rubro-negro — publicada pelo portal GE —, Runco afirma que o volante, adquirido pelo Flamengo durante a gestão anterior, apresentava já naquele momento problemas físicos decorrentes das lesões nos joelhos. O médico explicou que as lesões prejudicam o equilíbrio muscular de De La Cruz, tornando desafiador o processo para que ele possa participar das partidas. Apesar dos esforços da equipe médica, a situação do atleta é complexa.


Contratado pelo clube carioca no final de 2023, De La Cruz foi adquirido do River Plate por uma cifra que chegou a R$ 102 milhões, valor que incluiu o pagamento da multa rescisória. As lesões têm impactado a presença do jogador em campo, tendo ficado afastado durante aproximadamente 40 dias entre maio e junho deste ano devido a uma entorse no joelho esquerdo. Desde então, sua participação em jogos tem sido pontual, com breves atuações.


Em boletim médico divulgado nesta terça-feira (22), o departamento médico do Flamengo explicou que, após um bom desempenho no primeiro semestre, De La Cruz foi afetado por uma lesão traumática em maio, o que exigiu um afastamento prolongado. Como medida para assegurar sua recuperação, o jogador foi retirado dos últimos jogos visando a realização de um trabalho especializado. Neste momento, o volante é um dos oito desfalques do elenco para a partida contra o Bragantino pelo Brasileirão nesta quarta-feira.


Em 2024, De La Cruz esteve presente em 41 dos 73 jogos do Flamengo, sofrendo com lesões musculares na coxa direita que o afastaram de 10 partidas. Além disso, apresentou dores no ombro direito, febre viral e trauma no joelho direito, que também impactaram sua presença em campo. Na atual temporada, o uruguaio já participou de 20 dos 42 jogos da equipe, sendo afastado principalmente devido a uma entorse no joelho direito e outras questões físicas, como controle de carga e corte no pé.

Em nota, o Flamengo afirmou que "não comentará declarações extraídas de conversas privadas e pessoais, normalmente fora de contexto e, em alguns casos, obtidas por meio de condutas criminosas — sejam elas verdadeiras ou não".