Entenda o que é o SIM Swapping em celulares e saiba como se proteger de golpes

Date: Jan 6, 2025
Image title: BERLIN, GERMANY - SEPTEMBER 16: A visitor tries out an Apple iPhone 7 on the first day of sales of the new phone at the Berlin Apple store on September 16, 2016 in Berlin, Germany. The new phone comes in two sizes, one with a 4.7 inch display, the other with a 5.5 inch display. (Photo by Sean Gallup/Getty Images)
Image credit: Sean Gallup - 2016 Getty Images
Link: https://ndmais.com.br/tecnologia/se-o-seu-celular-faz-isso-voce-pode-ser-vitima-de-golpe/

Recentemente, tem-se observado um aumento nos casos de golpes envolvendo SIM swapping, uma prática utilizada por hackers para acessar informações pessoais e contas bancárias de terceiros. Uma das principais características que indicam a ação de golpistas é a ocorrência de comportamentos estranhos nos celulares das vítimas, tais como dificuldades para se conectar à internet ou realizar chamadas. Esses sinais devem ser levados a sério, pois podem indicar que o SIM card foi desativado e está sendo utilizado por criminosos.


Uma das fraudes digitais mais comuns nos dias atuais, o SIM swapping tem como principal objetivo obter acesso a informações sensíveis das vítimas, permitindo que os estelionatários realizem transferências financeiras não autorizadas ou solicitem empréstimos em nome dos prejudicados. Diante desse cenário, é essencial que os indivíduos estejam atentos a possíveis sinais de que estão sendo vítimas desse tipo de golpe.


Alguns indícios de que você pode estar sofrendo um ataque de SIM swapping incluem a impossibilidade de efetuar chamadas ou enviar mensagens, bem como notificações do provedor de telefonia informando que seu número foi ativado em outro aparelho. Além disso, se suas credenciais de acesso a contas bancárias ou cartões de crédito não estiverem funcionando corretamente, é fundamental agir imediatamente para evitar maiores prejuízos.


Caso suspeite que está sendo vítima de SIM swapping, a recomendação é entrar em contato rapidamente com o banco para bloquear suas contas e comunicar o problema ao provedor de telefonia para informar a alteração do SIM card. Quanto mais ágil for a reação diante dessa situação, menores são as chances de sofrer perdas financeiras ou ter dados pessoais expostos. A prevenção e a rápida tomada de medidas são essenciais para proteger-se contra esse tipo de golpe.