STF agenda sessões extras para julgamento de Bolsonaro e mais sete réus

Date: Sep 6, 2025
Image title: BRASILIA, BRAZIL - JUNE 10: Brazil's former President Jair Bolsonaro (C) sits as he faces Alexandre de Moraes, Supreme Federal Court judge at the Supreme Federal Court on June 10, 2025 in Brasilia, Brazil. Bolsonaro is accused of leading an attempted coup against the current president of Brazil Lula Da Silva. (Photo by Arthur Menescal/Getty Images)
Image credit: Arthur Menescal - 2025 Getty Images
Link: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2025/09/7242600-stf-agenda-sessoes-extras-para-o-julgamento-de-bolsonaro-e-outros-sete-reus.html

O Supremo Tribunal Federal (STF) agenda duas sessões extraordinárias para o julgamento da Ação Penal nº 2668, que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. As sessões ocorrerão na próxima quinta-feira (11/9), sob a presidência do ministro Cristiano Zanin. O ministro relator, Alexandre de Moraes, solicitou as sessões extras, as quais se somam às que estão marcadas para terça-feira (9/9).


O julgamento da ação penal, que trata de uma acusação da Procuradoria-Geral da República de tentativa de golpe de Estado, teve início nos dias 2 e 3 de setembro. Durante essas primeiras sessões, foram apresentados o relatório do caso pelo relator e os argumentos da acusação e das defesas dos réus. As próximas sessões terão início na terça-feira (9/9) e seguirão na quinta-feira (11/9), com duas sessões marcadas: uma pela manhã, das 9h às 12h, e outra à tarde, das 14h às 19h.


Dentre os acusados na ação penal estão, além do ex-presidente Jair Bolsonaro, cinco ex-ministros: Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres e o deputado federal Alexandre Ramagem. Também fazem parte da lista o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid. Todos são apontados como integrantes do "núcleo crucial" ou "núcleo 1", acusados de planejar desacreditar o sistema eleitoral, incentivar ataques a instituições e articular medidas de exceção para impedir a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


As sessões extras para o julgamento da Ação Penal nº 2668 prometem ser decisivas para o desfecho desse caso que tem gerado grande repercussão. A expectativa é de que, após os votos e debates, seja iniciado o cálculo da pena, caso haja condenação. Acompanhe a cobertura completa dessas sessões cruciais para a democracia brasileira.