Vendas em bares e restaurantes recuam em setembro devido à crise do metanol

Date: Oct 20, 2025
Image title: SANTA ROSA, CA - FEBRUARY 07: A Russian River Brewing Company customer takes a sip of the newly released Pliny the Younger triple IPA beer on February 7, 2014 in Santa Rosa, California. Hundreds of people lined up hours before the opening of Russian River Brewing Co. to taste the 10th annual release of the wildly popular Pliny the Younger triple IPA beer that will only be available on tap from February 7th through February 20th. Craft beer aficionados rank Pliny the Younger as one of the top beers in the world. The craft beer sector of the beverage industry has grown from being a niche market into a fast growing 12 billion dollar business, as global breweries continue to purchase smaller regional craft breweries such this week's purchase of New York's Blue Point Brewing by AB Inbev. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)
Image credit: Justin Sullivan - 2014 Getty Images
Link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/10/vendas-em-bares-e-restaurantes-recuam-49-em-setembro-nao-so-pela-crise-do-metanol.shtml

**Título:** Vendas em bares e restaurantes recuam em setembro devido à crise do metanol


No mês de setembro, o setor de bares e restaurantes foi impactado pelas intoxicações por metanol, levando a um recuo de 4,9% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do índice Abrasel-Stone. Este foi o primeiro declínio após três meses de estabilidade. 


Além das intoxicações por metanol, outros fatores contribuíram para o desempenho negativo do setor, como o alto índice de inflação que restringiu a renda da população. O receio gerado entre os consumidores e a consequente diminuição da movimentação em estabelecimentos foram destacados como elementos que afetaram as vendas. A análise da Stone apontou que, apesar do mercado de trabalho estar em um bom nível, com baixa taxa de desemprego, o ritmo de criação de empregos formais diminuiu, e o endividamento das famílias se tornou uma preocupação.


O economista e pesquisador da Stone, Guilherme Freitas, ressaltou que a crise do metanol foi considerada um "fator pontual de incerteza" que pode ter influenciado a retração nas vendas do setor. A limitação da renda disponível para consumo, especialmente em itens não essenciais como refeições e bebidas fora de casa, foi acentuada. A inflação específica do setor de bares e restaurantes continuou a pressionar, com um aumento acumulado em 12 meses, o que resultou no encarecimento do tíquete médio e no aumento dos preços.


Analisando o desempenho dos estados em setembro, apenas Maranhão e Mato Grosso do Sul apresentaram crescimento anual nas vendas, com 2,6% e 1%, respectivamente. Por outro lado, as maiores quedas foram registradas em Roraima, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e Sergipe, variando entre 7% e 11,5% de decréscimo. Estados como Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rondônia, Ceará, Bahia, Alagoas, Tocantins, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte e Piauí também apresentaram redução nas vendas no período, contribuindo para o panorama geral de retração no setor.