Mensagens indicam que Bolsonaro recebeu dinheiro vivo de empresário

Date: Jul 9, 2024
Image title: CAMBORIU, BRAZIL - JULY 6: Former President of Brazil Jair Bolsonaro during the Conservative Political Action Conference (CPAC) on July 6, 2024 in Camboriu, Brazil. President of Argentina Javier Milei and former President of Brazil Jair Bolsonaro are leading the 5th edition of the CPAC. It is considered the largest and most influential forum of conservatives and ultra liberals in the world. (Photo by Pedro H. Tesch/Getty Images)
Image credit: Pedro H. Tesch - 2024 Getty Images
Link: https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2024/07/09/bolsonaro-recebeu-dinheiro-vivo-de-genro-de-empresario-indicam-mensagens.htm

De acordo com mensagens interceptadas durante uma investigação da Polícia Federal, o então presidente Jair Bolsonaro teria recebido um envelope contendo dinheiro vivo de um familiar de um empresário do agronegócio, pouco após sua chegada aos Estados Unidos em 2022.

O empresário em questão é Paulo Junqueira, que disponibilizou uma casa para Bolsonaro se hospedar em Orlando, na Flórida. Questionado pelo UOL, Junqueira confirmou a entrega de dinheiro, mas afirmou que era para custear despesas de reparos na casa.

Em 31 de dezembro de 2022, enquanto ainda exercia a presidência, Bolsonaro recebeu a visita do genro de Junqueira, Samuel Oliveira, responsável pela entrega do dinheiro. Segundo Junqueira, Oliveira entregou algum valor para realizar reparos na casa, mas as mensagens revelam que a quantia seria irrisória.

A Polícia Federal detectou essa informação durante as investigações sobre o desvio das joias, mas não foi feita uma investigação mais aprofundada sobre esse pagamento. As mensagens foram transcritas em um inquérito tornado público nesta segunda-feira (8) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As mensagens revelam que Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro, foi informado sobre a visita do genro e a entrega do dinheiro. " Compras foram feitas e a casa já está abastecida. A cobertura da área da piscina foi finalizada para garantir a privacidade. O Samuel (genro do Paulo) prefere ir encontrar o PR amanhã para entregar a encomenda", informou o funcionário da Ajudância de Ordens em uma mensagem.

No dia seguinte, Cid perguntou ao coronel Marcelo Câmara, responsável pela segurança de Bolsonaro, se houve a entrega do dinheiro. "Samuel entregou o dinheiro?", questionou Cid em uma mensagem, sem deixar claro se foi um cartão de visitas ou um cartão de crédito. O coronel Marcelo confirmou a entrega e afirmou que ficaria com parte do dinheiro "para controle" e que cumpriria demandas da primeira-dama Michelle.

O relatório pericial da Polícia Federal concluiu: "Diante dessas conversas entre Mauro Cid, Daniel Luccas e Marcelo Câmara, ficou evidente que Samuel entregaria uma encomenda (dinheiro) para o ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda no ano 2022, enquanto ainda exercia o cargo de Presidente da República do Brasil".

Inicialmente, Paulo Junqueira, presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, confirmou que seu genro fez pagamentos para a equipe de Bolsonaro, mas posteriormente afirmou que não ordenou a entrega de dinheiro para o ex-presidente. "Eu cedi o imóvel pra ele ficar, ele não foi pro meu imóvel no início da temporada que ele teve lá, ele ficou num outro imóvel", declarou Junqueira.

Junqueira afirmou estar à disposição para prestar esclarecimentos caso a Polícia Federal investigue esse ponto. Por outro lado, a defesa de Jair Bolsonaro ainda está analisando os autos da investigação e não se pronunciou sobre as mensagens reveladoras.