Estados Unidos iniciam investigação comercial contra o Brasil após pedido de Trump

Date: Jul 16, 2025
Image title: RIO DE JANEIRO, BRAZIL - MAY 27: A container ship passes near Copacabana Beach on an overcast morning on May 27, 2021 in Rio de Janeiro, Brazil. While Rio's beaches see less visitors in May as the Brazilian winter approaches, tourism has been heavily impacted by the pandemic. Brazil lost $48 billion in revenue from the tourism sector in 2020 due to the COVID-19 pandemic, according to the National Confederation of Trade of Goods, Services and Tourism (CNC). Health experts are warning that Brazil should brace for a new surge of COVID-19 amid a slow vaccine rollout and relaxed restrictions. More than 450,000 people have been killed in Brazil by COVID-19, second only to the U.S. (Photo by Mario Tama/Getty Images)
Image credit: Mario Tama - 2021 Getty Images
Link: https://www.bbc.com/portuguese/articles/crrq80nx8d2o

O Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) deu início a uma investigação comercial contra o Brasil após um pedido do presidente americano, Donald Trump. A ação tem o objetivo de analisar se as políticas comerciais brasileiras são consideradas "irracionais ou discriminatórias" e se impactam de maneira negativa o comércio dos EUA. O anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (15).

No documento, o embaixador do comércio dos EUA, Jamieson Greer, afirmou que a investigação foi instaurada devido aos supostos "ataques do Brasil às empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos americanos". Segundo o USTR, o Brasil impõe barreiras tarifárias e não tarifárias que dificultam o acesso de exportadores americanos ao mercado brasileiro há décadas.

A investigação comercial foi baseada na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, que permite a apuração de práticas estrangeiras desleais que afetem o comércio dos EUA. De acordo com a legislação, os Estados Unidos podem adotar medidas corretivas, como a imposição de tarifas ou sanções, contra o país investigado. O presidente Trump já havia indicado o início da investigação em uma carta na qual também anunciava uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, mencionando questões políticas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta segunda-feira (14) a condenação de Bolsonaro por crimes dos quais é acusado no Supremo Tribunal Federal (STF). As acusações incluem tentativa de golpe de Estado e liderança de organização criminosa armada, entre outras. O documento ainda menciona que o Brasil estaria prejudicando a competitividade de empresas americanas ao adotar medidas que restringem a atuação dessas companhias no mercado nacional. Além disso, levanta preocupações em relação à aplicação de medidas de combate à corrupção e transparência no país.