Acordo entre Mercosul e União Europeia traz otimismo ao agronegócio brasileiro

Date: Jan 10, 2026
Image title: Acordo entre Mercosul e União Europeia traz otimismo ao agronegócio brasileiro
Image credit: Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/mercosul-ue-agro-brasileiro-projeta-crescimento-para-alem-das-commodities/

O agronegócio brasileiro está entusiasmado com a recente aprovação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O mercado espera que essa nova parceria abra portas para oportunidades de crescimento além das commodities tradicionais. Com a eliminação de tarifas de importação para 77% dos produtos agropecuários que a UE adquire do Mercosul, o setor prevê um potencial de crescimento de 2%, o equivalente a US$ 11 bilhões adicionais por ano, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Entre os produtos brasileiros com destaque neste acordo estão os cafés gourmet, cachaças artesanais premium, chocolates produzidos a partir do cacau brasileiro e cortes especiais de carne. A expectativa é que produtos com maior valor agregado ganhem espaço no mercado europeu, aproveitando o poder aquisitivo elevado dos consumidores da região. O setor de proteínas animais, em especial carnes suína e de aves, também deve se beneficiar com as novas oportunidades de exportação.


A criação de novas cotas para exportação de carne bovina para a União Europeia é um dos pontos-chave do acordo. Estabelecendo uma cota adicional de 99 mil toneladas por ano, além das 200 mil toneladas já exportadas, o tratado promete impulsionar as exportações brasileiras deste produto. A implementação das cotas será gradual ao longo de cinco anos, agregando cerca de 1,2% ao consumo anual de carne bovina da UE. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) destaca a importância do acordo para fortalecer as relações comerciais entre os blocos e garantir previsibilidade comercial.


A assinatura oficial do acordo entre o Mercosul e a União Europeia está prevista para o dia 17 de setembro, representando um marco histórico nas relações comerciais entre as regiões. Com a integração de dois grandes blocos econômicos, que reúnem aproximadamente 720 milhões de pessoas e possuem um Produto Interno Bruto (PIB) conjunto de mais de US$ 22 trilhões, as expectativas de crescimento e expansão do agronegócio brasileiro são bastante promissoras.