Edson Fachin é eleito novo presidente do STF

Date: Aug 13, 2025
Image credit: Agência Brasil
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/stf-elege-edson-fachin-como-novo-presidente-nesta-quarta/

Nesta quarta-feira (13), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, foi eleito como o novo presidente da Corte para o biênio 2025-2027. A eleição simbólica seguiu a ordem de rotatividade por antiguidade na Corte, sendo Fachin o sucessor de Luís Roberto Barroso. A votação realizou-se conforme o Regimento Interno do STF, que determina a escolha dos novos dirigentes na segunda sessão ordinária do mês anterior ao término do mandato do presidente vigente.


Ao assumir a presidência do STF, o ministro Fachin também passará a comandar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tornando-se a figura representativa da instância máxima do Poder Judiciário no Brasil. Indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Edson Fachin ingressou na Corte em 16 de junho de 2015. Com 67 anos, nascido em Rondinha (RS), Fachin é professor titular de Direito Civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui formação em Direito pela mesma instituição. Além disso, o ministro possui mestrado e doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e realizou pós-doutorado no Canadá.


O vice-presidente eleito do STF para a gestão 2025-2027 será Alexandre de Moraes. A tradição da Suprema Corte de eleger o ministro mais antigo que ainda não ocupou a presidência foi seguida na votação realizada nesta quarta-feira. Com a ascensão de Edson Fachin à presidência, a expectativa é de continuidade no trabalho do STF e do CNJ, fortalecendo a atuação do Poder Judiciário no país.


A eleição de Fachin como presidente do STF representa um marco na carreira do ministro, que terá pela frente a responsabilidade de liderar o tribunal e o conselho que zelam pela correta aplicação da justiça no Brasil. Com a vasta experiência acadêmica e jurídica de Fachin, é esperado que sua gestão seja pautada pela seriedade, competência e comprometimento com a manutenção do Estado de Direito no país.