Trump anuncia tarifa de 25% para países que comerciarem com a Venezuela

Date: Mar 24, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - MARCH 21: U.S. President Donald Trump delivers remarks in the Oval Office of the White House on March 21, 2025 in Washington, DC. Trump announced the Next Generation of Air Dominance (NGDA) program, the F-47, the sixth-generation high-tech Air Force fighter to succeed the F-22 Raptor. (Photo by Anna Moneymaker/Getty Images)
Image credit: Anna Moneymaker - 2025 Getty Images
Link: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/trump-todo-pa%C3%ADs-que-comprar-petr%C3%B3leo-ou-g%C3%A1s-da-venezuela-pagar%C3%A1-25-de-tarifa-aos-eua-1.1591694

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em uma publicação no Truth Social que o país aplicará uma 'tarifa secundária' sobre a Venezuela a partir de 2 de abril. A medida entrará em vigor juntamente com as tarifas recíprocas sobre comércio já anunciadas por ele anteriormente. De acordo com Trump, a imposição de uma tarifa de 25% será aplicada a qualquer país que compre petróleo e/ou gás da Venezuela e realize comércio com os Estados Unidos.


Trump justificou a decisão afirmando que o governo de Nicolás Maduro tem sido hostil aos EUA. Além disso, o ex-presidente acusou a Venezuela de enviar clandestinamente 'dezenas de milhares de criminosos de alto nível', incluindo assassinos e indivíduos violentos. Entre as gangues enviadas estaria o Tren de Aragua, designado por Trump como 'Organização Terrorista Estrangeira'. Ele também mencionou que estão em processo de devolução à Venezuela e destacou a complexidade da tarefa.


A publicação de Trump no Truth Social gerou repercussão e levantou debates sobre as relações entre os Estados Unidos e a Venezuela. A imposição da tarifa secundária sobre o comércio da Venezuela com os EUA representa mais um capítulo na tensa relação entre os dois países, principalmente devido às acusações feitas por Trump em relação à suposta presença de criminosos venezuelanos em solo americano.


Por sua vez, seguidores de Nicolás Maduro reagiram às declarações de Trump, considerando-as como parte de uma estratégia para desacreditar o governo venezuelano perante a comunidade internacional e levar a cabo um novo bloqueio que tende a aprofundar a crise econômica no país. A Venezuela ainda não se manifestou oficialmente sobre a imposição da tarifa secundária anunciada pelo ex-presidente americano, mas a expectativa é de que novos desdobramentos ocorram nos próximos dias, à medida que a medida entre em vigor em abril.