Ministro do STF aciona Polícia Federal após receber ameaças nas redes sociais

Date: Sep 10, 2025
Image title: BRASILIA, BRAZIL - JANUARY 09: Damage is seen to the Supreme Federal Tribunal (STF) of Brazil following a riot the previous day led by radical supporters of former President Jair Bolsonaro on January 9, 2023 in Brasilia, Brazil. Brazil's President Lula called for peace after what he described as a coup attempt with over 1,200 supporters of Bolsonar taking the national congress. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)
Image credit: Andressa Anholete - 2023 Getty Images
Link: https://www.cartacapital.com.br/mundo/nepal-ja-dino-pede-a-pf-providencias-sobre-ameacas-apos-voto-contra-bolsonaro/

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino solicitou a intervenção da Polícia Federal nesta quarta-feira, 10, após ter sido alvo de ameaças nas redes sociais. As mensagens intimidatórias surgiram após Dino votar a favor da condenação de Jair Bolsonaro e outros sete réus envolvidos na tentativa de golpe. O ministro encaminhou diversas publicações ofensivas ao diretor-geral da PF, destacando que algumas delas parecem indicar uma ação concertada com caráter de incitação, podendo configurar crimes como coação no curso do processo.

Em suas declarações, Dino ressaltou a influência negativa que postagens distorcidas e discursos podem ter, levando indivíduos a cometerem atos criminosos, como ataques ao edifício-sede do STF. O ministro alertou para a gravidade do ocorrido, citando exemplos de internautas que mencionaram o Nepal em tom ameaçador em relação ao seu voto no julgamento. Tais comentários vêm em um momento de tensão, em que protestos violentos eclodiram no Nepal, resultando na renúncia do primeiro-ministro e em confrontos que causaram 19 mortes e centenas de feridos.

Apesar dos esforços para investigar a violência e restaurar a ordem no Nepal, a situação no país se mantém instável, com saques a edifícios públicos e residências de líderes políticos. O Parlamento, a Suprema Corte e a residência do primeiro-ministro foram incendiados durante os protestos, que foram os mais violentos em duas décadas. Com a intervenção do Exército para retomar o controle da capital, a população nepalesa enfrenta um cenário de incerteza e instabilidade política.