Maduro convoca milicianos em resposta a ameaças dos EUA

Date: Aug 19, 2025
Image title: CARACAS, VENEZUELA - JULY 28: President Nicolás Maduro of Venezuela displays a chart with data while he speaks during the commemoration of the 71st Anniversary of the birth of late former President of Venezuela Hugo Chávez on July 28, 2025 in Caracas, Venezuela. (Photo by Jesus Vargas/Getty Images)
Image credit: Jesus Vargas - 2025 Getty Images
Link: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/maduro-convoca-45-milhoes-de-milicianos-na-venezuela-contra-eua/

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou cerca de 4,5 milhões de milicianos na última segunda-feira (18), como parte de um plano para garantir a proteção do território nacional diante das ameaças dos Estados Unidos. Maduro destacou a ativação das milícias, que foram preparadas e armadas, para enfrentar o que chamou de ameaças extravagantes e bizarras dos EUA contra seu governo.


A Venezuela, país com cerca de 30 milhões de habitantes, conta atualmente com aproximadamente 5 milhões de reservistas, segundo dados oficiais. A milícia bolivariana, criada durante o governo de Hugo Chávez, integra formalmente a Força Armada Nacional Bolivariana. O governo norte-americano colocou uma recompensa de US$ 50 milhões pela prisão de Maduro, intensificando ainda mais a tensão entre os países.


Autoridades dos EUA informaram ter apreendido mais de US$ 700 milhões em bens ligados a Maduro, incluindo jatos particulares e veículos de luxo. A procuradora-geral Pamella Bondi anunciou a interceptação de 30 toneladas de cocaína atribuídas ao presidente venezuelano e seus aliados, alegando que parte da droga estava misturada com fentanil, agravando a situação. O governo Trump acusa Maduro de envolvimento em narco-terrorismo, tráfico de drogas e associação com o grupo criminoso "Cartel de Los Soles", classificado como organização terrorista internacional.