Na 11ª tentativa, SpaceX consegue segundo voo perfeito com a Starship

Date: Oct 14, 2025
Image title: ALTADENA, CALIFORNIA - SEPTEMBER 28: A SpaceX Falcon 9 rocket rises after launching from Vandenberg Space Force Base carrying 28 Starlink internet satellites on September 28, 2025 as seen from Altadena, California. More than 8,000 Starlink satellites have been launched into low Earth orbit with the company planning to orbit up to 12,000 overall. (Photo by Mario Tama/Getty Images)
Image credit: Mario Tama - 2025 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2025/10/13/spacex-faz-11o-lancamento-da-starship-maior-nave-do-mundo-nesta-segunda.ghtml

A SpaceX, empresa de Elon Musk, obteve sucesso no 11º voo integrado do foguete Starship nesta segunda-feira (13). Esse marco importante marca o segundo teste bem-sucedido da segunda versão do Starship, após uma série de falhas em 2025. O lançamento ocorreu no início da noite, às 20h23 (horário de Brasília), com o foguete completando sua trajetória suborbital e realizando com êxito a reentrada na atmosfera sobre o oceano Índico.


O primeiro estágio do foguete, conhecido como Super Heavy, completou seu segundo voo com sucesso, sendo utilizado para testar uma nova manobra de pouso. Já o segundo estágio, o Starship, realizou testes de liberação de simuladores de satélites Starlink, além de um disparo de um dos motores, essencial para futuras missões orbitais. A reentrada na atmosfera representou também importantes testes para o veículo, que teve modificações em seu escudo térmico, visando tornar o Starship um veículo reutilizável prático.


Essa conquista pavimenta o caminho para a terceira versão do Starship, que contará com mais atualizações, motores e tanques de propelente maiores. Vários testes já estão em construção, com previsão do primeiro voo do Starship 3 até o final do ano. A SpaceX planeja demonstrar a recuperação do segundo estágio e o reabastecimento em órbita, fundamentais para futuras missões à Lua, tanto para a Nasa, no projeto Artemis, quanto para viagens a Marte a partir de 2030.


Enquanto a SpaceX avança em seus programas espaciais, o governo americano admite estar em uma corrida contra a China pelo primeiro pouso lunar tripulado do século 21. A missão Artemis 2, prevista para o próximo ano, levará humanos às imediações lunares sem realização de pouso, enquanto os chineses seguem desenvolvendo veículos para alcançar a Lua antes de 2030. Empresas como a Blue Origin, de Jeff Bezos, também estão envolvidas com fornecimento de módulos para alunissagens tripuladas, visando superar os competidores na corrida para a Lua.