Irã autoriza navegação no Estreito de Ormuz até o dia 22 |
| Date: Apr 17, 2026 |
![]() |
| Image credit: NASA / Domínio público |
| Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/04/17/ira-anuncia-reabertura-do-estreito-de-ormuz.ghtml |
|
O Irã informou nesta sexta-feira (17) que a passagem pelo Estreito de Ormuz estará totalmente liberada para embarcações enquanto permanecer vigente o cessar-fogo com os Estados Unidos. Segundo o comunicado, a circulação será permitida para todos os navios ao longo do período restante da trégua, que tem término previsto para a quarta-feira (22). O gesto é apontado como o primeiro sinal de maior peso do Irã na direção de um entendimento para encerrar a guerra. A reabertura do Estreito de Ormuz aparece como um ponto central nas tratativas entre as duas partes e foi colocada pelos Estados Unidos entre as principais demandas apresentadas nas negociações. O bloqueio havia sido imposto desde o início da atual guerra no Oriente Médio, no fim de fevereiro, quando o Irã interrompeu o acesso ao estreito, descrito como a única rota marítima de saída do Golfo Pérsico, região associada a grandes produtores de petróleo. A via é considerada estratégica para o fluxo global de energia: pelo estreito costumam passar navios responsáveis por cerca de 20% de todo o petróleo e gás consumidos no mundo. |