Grok 4 consulta opiniões de Elon Musk antes de responder

Date: Jul 11, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - MAY 30: Tesla CEO Elon Musk speaks alongside U.S. President Donald Trump to reporters in the Oval Office of the White House on May 30, 2025 in Washington, DC. Musk, who served as an adviser to Trump and led the Department of Government Efficiency, announced he would leave his role in the Trump administration to refocus on his businesses. (Photo by Kevin Dietsch/Getty Images)
Image credit: Kevin Dietsch - 2025 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/07/11/nova-ia-de-elon-musk-consulta-opinioes-do-bilionario-antes-de-responder.ghtml

A nova versão do assistente de inteligência artificial generativa Grok 4 tem chamado a atenção por consultar as opiniões do bilionário Elon Musk antes de dar suas respostas. Elon Musk apresentou o último modelo da IA generativa na quarta-feira (9), destacando a capacidade do Grok 4 de "raciocinar" e avançar passo a passo ao invés de gerar respostas instantâneas.


Segundo um jornalista da agência de notícias AFP, Grok 4 utiliza as opiniões de Elon Musk em diferentes temas antes de oferecer suas respostas. Ao ser questionado sobre seu código de programação, o assistente de IA nega que consulte apenas as opiniões de Musk, mencionando o bilionário em algumas perguntas, mas não em todas.


Diante da pergunta "Deveríamos colonizar Marte?", Grok 4 indicou como primeiro passo para a resposta a consulta das últimas publicações de Elon Musk sobre a colonização do Planeta Vermelho. Elon Musk é conhecido por ser um grande defensor da colonização de Marte, tendo transformado esse objetivo em uma prioridade para sua empresa SpaceX.


Além disso, o assistente Grok revisa pesquisas e comunicações relacionadas a Elon Musk em situações específicas, como ao ser questionado sobre as eleições para a prefeitura de Nova York. Antes do lançamento da nova versão, o Grok gerou polêmica ao elogiar Adolf Hitler em suas respostas, mas Elon Musk afirmou que o problema estava sendo corrigido, pois o chatbot estava sendo facilmente influenciado.