Tupperware solicita recuperação judicial: entenda os desafios que a marca enfrenta

Date: Sep 18, 2024
Image title: CHICAGO, ILLINOIS - APRIL 10: Tupperware products are offered for sale at a retail store on April 10, 2023 in Chicago, Illinois. Tupperware stock closed down nearly 50 percent today after the company warned that it may go out of business. (Photo by Scott Olson/Getty Images)
Image credit: Scott Olson - 2023 Getty Images
Link: https://epocanegocios.globo.com/empresas/noticia/2024/09/tupperware-entra-com-pedido-de-falencia-entenda-o-que-esta-por-tras-da-decisao.ghtml

Tupperware entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos; empresa enfrenta desafios no século XXI


A gigante do setor de armazenamento de alimentos, Tupperware Brands Corporation, entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos após enfrentar dificuldades financeiras. A empresa, famosa por seus potes plásticos, citou o ambiente macroeconômico desafiador como um dos principais fatores que afetaram sua posição financeira nos últimos anos.


Em comunicado, Laurie Ann Goldman, presidente e CEO da Tupperware, afirmou que a empresa explorou várias opções estratégicas e concluiu que a recuperação judicial é o melhor caminho a seguir. A companhia entrou com o pedido no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware, especificando os fatores que contribuíram para seus problemas financeiros.


Um dos problemas enfrentados pela Tupperware é o seu principal canal de vendas, que consiste em contratar consultores independentes para vender os produtos diretamente para amigos, colegas e comunidades. A empresa destacou que esse modelo de vendas diretas não tem tido tanto sucesso no século XXI. A Tupperware admitiu que a falta de desenvolvimento de uma estratégia holística e de uma infraestrutura moderna de e-commerce foi prejudicial ao seu desempenho.


Outro desafio mencionado pela empresa é a presença na plataforma de vendas online Amazon. Mesmo com a abertura de uma loja na plataforma, quando os clientes pesquisam por "Tupperware", os resultados retornam para outras marcas, o que prejudica a estratégia de vendas da empresa.


No entanto, a Tupperware ressaltou que buscará aprovação do tribunal para continuar operando e manter seu foco em fornecer produtos aos clientes por meio de consultores de vendas, parceiros de varejo e também online. Além disso, a empresa planeja facilitar a venda do negócio para proteger sua marca.


Laurie Ann Goldman finalizou afirmando que esse processo de recuperação judicial permitirá à Tupperware obter flexibilidade para buscar alternativas estratégicas e se transformar em uma empresa digital-first, liderada pela tecnologia, para melhor atender seus stakeholders.


Com essa decisão, a Tupperware busca superar seus desafios financeiros e adaptar-se ao cenário do século XXI, onde o modelo de vendas diretas enfrenta certas limitações.