Aprovação do governo Lula sobe e desaprovação cai, aponta pesquisa

Date: Aug 20, 2025
Image title: RIO DE JANEIRO, BRAZIL - NOVEMBER 16: President of Brazil Luis Inácio Lula Da Silva gestures during the closing ceremony of the G20 Social Summit at Pier Mauá on November 16, 2024 in Rio de Janeiro, Brazil. The G20 Social summit took place between November 14 and 16 ahead of The G20 Leaders' Summit, in Rio de Janeiro. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Image credit: Buda Mendes - Getty Images
Link: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/08/20/quaest-aprovacao-lula-agosto-2025.ghtml

A avaliação positiva do governo do presidente Lula (PT) subiu três pontos percentuais, alcançando 46%. Por outro lado, a rejeição ao governo caiu dois pontos, situando-se em 51% entre os eleitores brasileiros, conforme aponta a pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). A diferença entre aprovação e desaprovação é a menor registrada desde janeiro, quando ocorreu um empate técnico com 47% de aprovação e 49% de desaprovação ao governo Lula.


O diretor da Quaest, Felipe Nunes, atribui a melhora na avaliação do governo Lula à percepção de queda nos preços dos alimentos e à resposta ao tarifaço. A pesquisa também mostrou que Lula voltou a ser mais aprovado do que desaprovado entre os eleitores que ganham até 2 salários mínimos, os de ensino fundamental, católicos, pessoas com mais de 60 anos e moradores do Nordeste.


No recorte regional, o Nordeste se destaca como a região com maior aprovação ao governo Lula, com 60% de aprovação e 37% de desaprovação. Já no Centro-Oeste e Norte, a aprovação oscilou quatro pontos para cima, atingindo 44%, enquanto a desaprovação teve uma queda de dois pontos, ficando em 53%.


No Sudeste, a região apresenta mais desaprovação do que aprovação, com 55% desaprovando e 42% aprovando o governo Lula. Por outro lado, a região Sul mantém a maior desaprovação do país, com 61%, porém, houve um aumento na aprovação, que subiu de 35% para 38%.


Dentro dos diferentes grupos demográficos, observou-se que o grupo com 60 anos ou mais ampliou a aprovação para 55%, enquanto entre os jovens de 16 a 34 anos a aprovação também aumentou, chegando a 43%. Além disso, a aprovação entre os beneficiários do Bolsa Família foi para 60%, com 37% de desaprovação.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.