Diretor M. Night Shyamalan enfrenta processo por plágio de série da Apple TV+

Date: Jan 15, 2025
Image title: BERLIN, GERMANY - FEBRUARY 10: Jury President M. Night Shyamalan is seen on stage at the Opening Ceremony and "Peter von Kant" premiere during the 72nd Berlinale International Film Festival Berlin at Berlinale Palast on February 10, 2022 in Berlin, Germany. (Photo by Andreas Rentz/Getty Images)
Image credit: Andreas Rentz - Getty Images
Link: https://www.omelete.com.br/series-tv/shyamalan-processo-copyright-servant

O diretor M. Night Shyamalan e a Apple TV+ estão enfrentando um processo no valor de US$ 81 milhões movido pela diretora italiana Francesca Gregorini, que os acusa de copiar elementos de sua produção independente, intitulada The Truth About Emanuel, para criar a série Servant, da Apple TV+. Durante o julgamento, o advogado de Gregorini apresentou cenas de ambos os projetos, destacando semelhanças na trama que envolvem uma mãe delirante que cuida de uma boneca como se fosse um bebê real, além de uma babá conivente com a situação.


Patrick Arenz, advogado representando Gregorini, argumentou que não haveria Servant sem a existência de Emanuel, ressaltando a suposta inspiração direta de Shyamalan na obra da diretora italiana. Por sua vez, a defesa alegou que o criador de Servant, Tony Basgallop, já estava trabalhando na série anos antes do lançamento de The Truth About Emanuel, ocorrido em 2013. A advogada Brittany Amadi, representante da defesa, acusou Gregorini de buscar vantagens financeiras, afirmando que os criadores de Servant não têm qualquer dívida com a diretora.


O processo contra a Apple foi iniciado por Gregorini logo após o lançamento de Servant, em janeiro de 2020. Embora o caso tenha sido inicialmente descartado por um juiz, o Tribunal de Apelações do 9º Circuito revigorou a disputa em 2022, ao reconhecer semelhanças substanciais entre as obras em questão. A juíza Sunshine Sykes negou um pedido de julgamento sumário da Apple, determinando que o caso fosse resolvido por um júri, o que levou à continuidade do processo.


É esperado que M. Night Shyamalan preste depoimento no julgamento, juntamente com outros criadores da série. Durante a sessão, foi revelado que um executivo da Apple TV tinha conhecimento do trabalho de Gregorini, o que pode indicar uma possível influência da produção da diretora italiana na criação de Servant. Os advogados apontaram diferenças nos gêneros das obras, sendo que a defesa sugeriu que o conceito de "bonecas renascidas" poderia ter sido inspirado em situações do cotidiano, refutando as acusações de plágio feitas por Gregorini.