Lula elenca motivos para inflação dos alimentos e anuncia medidas para estimular crédito

Date: Feb 6, 2025
Image title: RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JUNE 11: President of Brazil Luis Inácio Lula Da Silva speaks during the award ceremony of the 18th Brazilian Mathematic Olympic of public schools on June 11, 2024 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Image credit: Buda Mendes - Getty Images
Link: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/02/06/lula-credita-inflacao-dos-alimentos-a-alta-do-dolar-arapuca-do-banco-central-e-aumento-de-exportacoes.ghtml

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) listou três razões que, em sua visão, contribuíram para a inflação dos alimentos nos últimos meses. Em entrevista concedida a rádios da Bahia, Lula destacou a valorização do dólar, as políticas monetárias do Banco Central e o aumento das exportações como fatores determinantes para a alta nos preços. De acordo com Lula, a elevação nos valores dos alimentos impacta diretamente os trabalhadores, e ele ressaltou a importância de aumentar o salário mínimo para equilibrar a situação.


Durante a primeira metade do seu mandato, Lula enfrentou desafios na relação com o presidente do Banco Central indicado pelo governo Bolsonaro, marcada pela elevação das taxas de juros como medida de contenção da inflação. Mesmo após a indicação de Gabriel Galípolo para o comando do BC, sob o governo de Lula, a tendência de aumento dos juros persistiu. O ex-presidente argumentou que mudanças na condução da política monetária devem ser feitas gradualmente.


Lula revelou que os ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário têm mantido diálogos com o setor agrícola e empresarial para buscar soluções contra a escalada nos preços dos alimentos, porém não detalhou quais medidas estão sendo discutidas. Além disso, destacou que o cenário eleitoral conturbado nos Estados Unidos influenciou na valorização do dólar, afirmando que a estabilização da moeda poderá favorecer a permanência de mais produtos no mercado nacional.


O presidente anunciou que nos próximos dias serão divulgadas novas medidas para estimular o crédito no país, visando garantir que recursos cheguem tanto aos trabalhadores quanto aos pequenos empresários. Lula enfatizou seu objetivo de deixar um legado de crescimento econômico, distribuição de renda e inclusão social ao final de seu mandato. Quanto à possibilidade de concorrer à reeleição, Lula ressaltou ser cedo para discutir o assunto, porém enfatizou o combate ao negacionismo e expressou confiança em uma eventual disputa eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.