Primeiro dia de julgamento no STF tem votos pela condenação de Bolsonaro e aliados por trama golpista

Date: Sep 10, 2025
Image title: BRASILIA, BRAZIL - JUNE 10: Former President of Brazil Jair Bolsonaro looks on during a break from interrogation at the Federal Supreme Court building on June 10, 2025 in Brasilia, Brazil. Bolsonaro is accused of leading an attempted coup against the current President of Brazil Lula Da Silva. (Photo by Arthur Menescal/Getty Images)
Image credit: Arthur Menescal - 2025 Getty Images
Link: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/09/09/voto-moraes-julgamento-bolsonaro.htm

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, nesta segunda-feira, ao julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados pelo envolvimento em uma trama golpista para mantê-lo no poder após a derrota nas eleições de 2022. No primeiro dia de votação, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino se posicionaram pela condenação dos réus.


Moraes, relator da ação penal, abriu a sessão apresentando um voto firme contra a defesa, destacando o papel de liderança de Bolsonaro no processo e classificando os atos executados como parte de uma tentativa de golpe. Dino acompanhou o relator, reforçando a existência de violência nos atos e frisando que crimes dessa natureza não admitem anistia.


O julgamento será retomado amanhã, com o voto do ministro Luiz Fux. Para que os acusados sejam considerados culpados, é necessário que pelo menos três ministros da Primeira Turma do STF se manifestem pela condenação.


A tendência da Corte, já expressa em outros momentos, é rejeitar qualquer hipótese de anistia. Segundo os ministros, os ataques ao Estado Democrático de Direito e a formação de uma organização criminosa que resultou em danos ao patrimônio público são fatos graves e inquestionáveis. O resultado do julgamento deve definir não apenas a condenação, mas também o tempo de pena de cada um dos envolvidos.