Hamas liberta 20 reféns vivos em acordo de cessar-fogo com Israel

Date: Oct 13, 2025
Image title: RAMAT GAN, ISRAEL - OCTOBER 13: Gaza hostage Ziv Berman celebrates from a helicopter as he arrives at Chaim Sheba Medical Center at Tel HaShomer on October 13, 2025 in Ramat Gan, Israel. The ceasefire deal between Israel and Hamas has brought an end to the two years of war that followed the attacks of Oct. 7, 2023. A condition of the deal was the immediate return of 48 hostages held in Gaza, around 20 of whom were believed to be alive. (Photo by Alexi J. Rosenfeld/Getty Images)
Image credit: Alexi J. Rosenfeld - 2025 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/10/13/refens-hamas-libertados-israel.ghtml

Nesta segunda-feira (13), o grupo palestino Hamas libertou todos os 20 reféns ainda vivos que estavam em poder do grupo na Faixa de Gaza por mais de dois anos. O acordo de cessar-fogo, proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prevê a troca de prisioneiros entre Israel e o Hamas. Como parte da primeira fase do plano, Israel também soltou palestinos detidos em prisões no país.


Os 20 reféns israelenses que ainda estavam sob custódia do Hamas foram finalmente libertados após mais de dois anos de cativeiro. Durante os ataques terroristas de 7 de outubro de 2023, o Hamas sequestrou 251 pessoas do sul de Israel e as levou para a Faixa de Gaza. Dos 251 sequestrados, 48 ainda estavam em poder do grupo, dos quais 28 foram declarados mortos pelas autoridades israelenses.


Sete reféns foram libertados por volta das 2h da madrugada da última segunda-feira, no horário de Brasília, e os outros 13 foram entregues duas horas depois. Após a libertação, eles foram encaminhados para uma base, onde reencontraram seus familiares e receberam atendimento médico.


Os corpos de 26 vítimas declaradas mortas ainda estão na Faixa de Gaza e devem ser libertados em breve. A operação de resgate faz parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelos Estados Unidos, com o objetivo de acabar com a guerra na região.