Influencers que deram banana e macaco de pelúcia a crianças são condenadas a 12 anos de prisão

Date: Aug 19, 2025
Image credit: Reprodução: Redes Sociais
Link: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2025/08/19/influenciadoras-que-entregaram-banana-a-crianca-negra-sao-condenadas.htm

Influenciadoras condenadas a prisão por injúria racial contra crianças negras


As influenciadoras Nancy Gonçalves Cunha Ferreira e Kérollen Cunha Ferreira foram condenadas a 12 anos de prisão por injúria racial. O caso aconteceu em São Gonçalo (RJ), onde as rés "presentearam" crianças negras com uma banana e um macaco de pelúcia, filmando suas reações e publicando nas redes sociais, quando possuíam cerca de 14 milhões de seguidores.


A juíza Simone de Faria Ferraz considerou o caso como racismo recreativo, agravado por ter sido cometido contra crianças e por mais de uma pessoa. Segundo a decisão, ao animalizarem as crianças, as influenciadoras debocharam de suas características raciais, provocando impactos psicológicos nos menores de idade.


Os crimes resultaram em sérias consequências para as vítimas: o menino de 10 anos precisou de acompanhamento psicológico, mudou de escola e teve seu comportamento alterado de forma permanente. Já a menina de 9 anos também está em tratamento e se afastou dos amigos, optando por brincar sozinha devido às ofensas que sofreu após a exposição criminosa.


Após a sentença proferida pela 1ª Vara Criminal de São Gonçalo, a defesa das rés anunciou que irá interpor recurso visando a reforma da condenação. Em nota, a defesa declarou total respeito ao Poder Judiciário, discordando da decisão e mantendo a convicção na inocência das acusadas. A defesa reafirmou seu compromisso em provar a correção de conduta das influencers nas instâncias superiores.