EUA impõem sanções contra esposa de ministro de Alexandre de Moraes

Date: Sep 22, 2025
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-sancionam-esposa-de-alexandre-de-moraes-pela-lei-magnitsky/

Os Estados Unidos anunciaram sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e a empresa da qual são sócios, o LEX - Institutos de Estudos Jurídicos. As medidas foram divulgadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA sob a Lei Magnitsky, alegando "prisões arbitrárias" e "restrições à liberdade de expressão". Alexandre de Moraes já tinha sido alvo das sanções anteriormente, devido a ações no Supremo Tribunal Federal.


O secretário do Tesouro dos EUA destacou que Moraes desempenha um papel de "juiz e júri" em ações contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas, classificando as medidas como uma "campanha opressiva de censura" e "detenções arbitrárias". O governo americano enfatizou que continuará responsabilizando aqueles que ameacem os interesses dos EUA e as liberdades dos cidadãos.


Alexandre de Moraes é relator de ações penais no STF, incluindo processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro. As medidas tomadas pelos EUA têm como base a suposta violação de direitos humanos e processos politizados no Brasil. Viviane Barci de Moraes e a empresa LEX - Institutos de Estudos Jurídicos estão no centro das sanções, que representam mais um capítulo nas tensões entre os países.